Hemoal faz coletas de sangue em Santana do Ipanema e União dos Palmares, nesta terça (18)
As ações simultâneas ocorrem das 9h às 16h e visam descentralizar os serviços do Hemocentro de Alagoas para o Sertão e Zona da Mata
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove, nesta terça-feira (18), duas coletas externas de sangue. As ações irão ocorrer das 9h às 16h, simultaneamente no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, e no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares.
O objetivo das coletas itinerantes de sangue é descentralizar os serviços do Hemoal, facilitando o acesso dos voluntários que não podem se deslocar até os postos de coleta fixos. Além de Maceió, que dispõe das Unidades Trapiche e Via Expressa, o hemocentro alagoano conta com a Unidade Eldorado, em Arapiraca.
“Promovemos coletas externas como uma estratégia de captação de doadores voluntários de sangue. Com esta iniciativa, facilitamos o acesso à doação de sangue para os moradores do Sertão e Zona da Mata”, justificou o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima.
Quem Pode Doar
O Ministério da Saúde (MS) estabelece os pré-requisitos para se candidatar à doação voluntária de sangue. Além de boa saúde, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar 50 quilos ou mais e apresentar um documento oficial e original com foto.
Os menores de 18 anos devem comparecer ao local de doação de sangue acompanhado de um responsável legal, com o respectivo documento oficial e original com foto. No caso dos voluntários acometidos por Aids, sífilis, doença de Chagas e hepatite após os 11 anos de idade, a doação de sangue é proibida definitivamente.
Com relação àqueles que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou tenham colocado piercing, a doação de sangue é proibida por um ano.
Quanto às pessoas gripadas, com Influenza ou Covid-19, a doação de sangue só pode ser efetuada após 10 dias do fim dos sintomas.
Últimas notícias
Passarela sobre a AL-110 entra em fase de licenciamento ambiental
PM terá mais de mil policiais no policiamento das Eleições 2026 em Alagoas
Hemoal faz coleta externa de sangue em faculdade no bairro do Farol, nesta terça (29)
Ex-presidente José Sarney segue internado em hospital de São Paulo
Festival Internacional reúne mais de 150 grupos e artistas em Jaraguá
Criança de dois anos morre após se engasgar durante a madrugada em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
