Política

Sessão especial na ALE-AL discute demarcação de terras em Palmeira dos Índios

A reunião foi convocada pelo deputado estadual Cabo Bebeto

Por Felipe Ferreira 24/11/2025 08h08 - Atualizado em 24/11/2025 08h08
Sessão especial na ALE-AL discute demarcação de terras em Palmeira dos Índios
Demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios será discutida pela ALE-AL - Foto: Renato Santana/Cimi

Uma sessão especial para discutir o processo de demarcação de terras no município de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, está prevista para às 9 horas desta segunda-feira (24) no Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL).

A sessão foi aprovada pelos parlamentares a pedido do deputado estadual Cabo Bebeto (PL). O encontro deve reunir órgãos responsáveis e a população afetada.

O objetivo da sessão, segundo o autor, é buscar um diálogo amplo e equilibrado.

“Decidi propor uma sessão especial para ouvir todos os órgãos envolvidos e, especialmente, os cidadãos que têm suas vidas diretamente impactadas e podem perder suas casas ou o pequeno pedaço de terra que possuem”, disse Cabo Bebeto.

Foram convidados representantes de instituições federais, estaduais e municipais, além de lideranças indígenas, agricultores, comerciantes, empresários, sindicatos, associações civis e parlamentares federais.

A expectativa é a de que o encontro proporcione um debate amplo e contribua para a busca de soluções que respeitem os direitos das comunidades indígenas e das famílias que vivem na área.

Alvo de protestos

O processo de demarcação de terras em Palmeira dos Índios vêm causando tumulto e manifestações nas últimas semanas. O caso mais recente aconteceu no início deste mês quando moradores protestaram durante o cadastro das ocupações não indígenas realizado pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).