Serviços

Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo

Sistema Caçamba está temporariamente inoperante após ação criminosa na estação de captação

Por 7Segundos, com Assessoria 14/12/2025 15h03
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Estação de Tratamento do Sistema Caçamba, em Quebrangulo - Foto: Reprodução/Internet

O Sistema Caçamba, localizado no município de Quebrangulo, encontra-se temporariamente inoperante neste domingo (14). Criminosos furtaram cabos elétricos da estação de captação, o que provocou irregularidades no abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo.

No momento, Palmeira dos Índios está sendo atendida pelo Sistema Carangueja, responsável por cerca de 70% do abastecimento do município. Já Quebrangulo recebe água por meio do Sistema Caranguejinha, que também atende aproximadamente 70% das ligações.

Mesmo com esses sistemas em operação, podem ocorrer deficiências na distribuição de água nas duas localidades.

Após o restabelecimento da rede elétrica, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) retomará o funcionamento do Sistema Caçamba e voltará a repassar água tratada à concessionária Conasa Águas do Sertão, responsável pela distribuição à população.

A Casal já está providenciando a mão de obra e os materiais necessários para a reposição dos equipamentos furtados. Assim que a reinstalação da rede elétrica for concluída, o Sistema Caçamba voltará a contribuir com a vazão destinada ao atendimento dos municípios.