Semarh emite alerta de estado de atenção de baixa umidade do ar em Alagoas
Condição favorece queimadas e aparecimento de doenças respiratórias
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um novo alerta de estado de atenção para as regiões do Sertão e do Sertão do São Francisco devido à baixa umidade relativa do ar. O aviso segue válido até as 23h59 de quarta-feira (7).
De acordo com análises da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% em alguns períodos do dia. A condição é resultado da atuação de uma massa de ar seco e quente associada a um sistema de alta pressão atmosférica, que reduz a umidade e inibe a formação de nebulosidade.
Com a redução acentuada da umidade, aumenta-se o risco de queimadas e a atenção em atividades ao ar livre deve ser redobrada, especialmente entre 10h e 16h, quando a radiação solar é mais intensa.
O tempo seco também favorece o surgimento de doenças respiratórias e o ressecamento das vias nasais, sobretudo em crianças e idosos com comorbidades.
A Semarh orienta a população a manter a hidratação constante, utilizar proteção solar e roupas leves. Já em caso de queimadas, a recomendação é acionar imediatamente os órgãos responsáveis.
O cenário segue sendo monitorado de forma contínua, e novos avisos poderão ser emitidos caso haja intensificação das condições atuais. A previsão do tempo pode ser acompanhada no site oficial da secretaria: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao.
Últimas notícias
Lei Maria da Penha, 20 anos: Alagoas alcança melhor resultado da série contra o feminicídio
Maceió avança no Ideb e reforça compromisso com a qualidade e o desenvolvimento
Marcelo Beltrão destaca avanço de Alagoas para 26 escolas nota 10 no Ideb
Mulher é encontrada morta após incêndio em sítio no Pontal da Barra
EUA diz que respeitará escolha do Brasil em 'eleições livres e justas'
Maceió lidera Nordeste entre destinos mais procurados por turistas estrangeiros
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
