Congresso dos Municípios terá palestra da ministra Margareth Menezes para debates sobre políticas públicas
Secretária de Cultura também participará do evento
O Eixo Cultura do Congresso dos Municípios Alagoanos 2026, que acontece no dia 22 de janeiro, terá como destaque a palestra da ministra da Cultura, Margareth Menezes, reforçando o protagonismo do debate sobre políticas públicas culturais e o fortalecimento da atuação dos municípios no setor.
A agenda começa no período da manhã, das 9h às 12h, com o minicurso “Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) para Municípios: a prestação de contas dos recursos do Ciclo 1 à União”, com duração de três horas. A atividade será conduzida por Ana Clarissa, fundadora da Municipa Gestão Cultural, e é voltada para gestores e técnicos municipais, com foco nos procedimentos de execução e prestação de contas dos recursos federais destinados à cultura.
No turno da tarde, das 14h às 15h30, ocorre a palestra da ministra da Cultura, Margareth Menezes. A presença da ministra no Congresso reforça a importância do diálogo direto entre o Governo Federal e os municípios, além de ampliar o debate sobre o papel das políticas culturais no desenvolvimento local.
Encerrando a programação do eixo, das 15h30 às 17h, será realizada palestra “Os desafios da implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) nos Estados e Municípios”, ministrada pela secretária de Estado da Cultura de Alagoas, Mellina Freitas. A palestra abordará os avanços e desafios da implementação do SNC, com foco na cooperação entre estados e municípios.
“Será um momento muito importante de diálogo. Vamos falar sobre o Sistema Nacional de Cultura, sobre cooperação e sobre o fortalecimento das políticas públicas culturais no nosso Estado e no Brasil. Minha expectativa é compartilhar a experiência de Alagoas, os caminhos que trilhamos e os desafios que enfrentamos na implementação do Sistema, mostrando que é possível avançar quando estados e municípios caminham juntos. Será também um espaço de troca e escuta, para reafirmar a cultura como política de Estado, fundamental para o desenvolvimento dos nossos municípios e para a vida das pessoas”, afirmou.
As inscrições para o Congresso dos Municípios Alagoanos 2026 estão abertas e podem ser feitas por meio do site oficial: https://feiradosmunicipios.ama...
Feira" class="redactor-autoparser-object">https://feiradosmunicipios.ama... dos Municípios valoriza cultura, gastronomia e identidade dos territórios
Realizada paralelamente ao Congresso, a Feira dos Municípios Alagoanos contará com estandes de diversas cidades do estado, que apresentarão suas potencialidades culturais, gastronômicas e artísticas. A programação inclui apresentações culturais, shows e outras atrações, promovendo a valorização da identidade local e o intercâmbio entre os municípios. A Feira é aberta ao público.
O evento conta com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio, além do patrocínio do SESI-SENAI, Sebrae e Grupo Equatorial. A Feira também tem parceria institucional com a Abrasel e o Conisul, fortalecendo ainda mais a programação e o alcance do encontro.
Serviço13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e ExpoDias: 22 a 25Local: Centro de Convenções Ruth CardosoInscrições para o Congresso: https://feiradosmunicipios.ama...
Últimas notícias
Papa Leão XIV sobre liberdade de expressão: “Diminuindo rapidamente”
Ex-tutor de irmão de Suzane von Richthofen é encontrado morto em SP
Colisão envolvendo ambulância e carro é registrada na Avenida Assis Chateaubriand
Renan Filho anuncia renovação automática da CNH para bons condutores
Hospital Regional do Norte passa a ofertar atendimento em otorrinolaringologia
Internado desde a véspera do Natal, Carlos André da Silva tem familiares procurados pelo HGE
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
