Saúde

Santana do Ipanema recebe Carreta da Saúde da Mulher após articulação de Isnaldo Bulhões

Unidade do programa Agora Tem Especialistas vai atender mulheres de toda a 9ª Região de Saúde com exames e consultas especializadas pelo SUS

Por 7Segundos com Assessoria 19/01/2026 14h02 - Atualizado em 19/01/2026 14h02
Santana do Ipanema recebe Carreta da Saúde da Mulher após articulação de Isnaldo Bulhões
Autoridades participaram da solenidade de lançamento da Carreta da Saúde da Mulher em Santana do Ipanema - Foto: Assessoria

Após a Carreta de Tomografias zerar a fila de espera pelo exame na região, Santana do Ipanema recebeu a Carreta da Saúde da Mulher, do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A unidade foi oficialmente lançada na última sexta-feira (16), durante solenidade realizada no estacionamento da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A carreta irá atender pacientes não apenas de Santana do Ipanema, mas de todos os municípios que integram a 9ª Região de Saúde, ampliando o acesso das mulheres a serviços especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e chegou a Santana do Ipanema após uma articulação do deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB).

Com foco no diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, a unidade ofertará procedimentos como consultas com médicos especialistas, mamografias, ultrassonografias de mama, pélvica e transvaginal, colposcopia, punção mamária e biópsias.

“Gostaria de assumir o compromisso com o Governo Federal para que a carreta só saísse de Santana quando suprisse a demanda, assim como foram com as tomografias, que foram realizadas 1.500 tomografias, zerando a fila”, salientou o prefeito que destacou a importância do equipamento para cuidar da saúde das mulheres.

A solenidade de lançamento contou com a presença do deputado federal Isnaldo Bulhões, da representante do Ministério da Saúde, Marilda Pereira, do secretário de Saúde de Palestina, Bruno Galindo, representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS), vereadores, secretários e lideranças políticas de toda a região.