Segurança

Megaoperação em Palmeira dos Índios tem apoio do videomonitoramento e integra forças de segurança

Também foram executados 31 mandados de busca e apreensão e aplicadas cinco medidas cautelares diversas.

Por 7segundos com assessoria 04/02/2026 13h01
Megaoperação em Palmeira dos Índios tem apoio do videomonitoramento e integra forças de segurança
A Guarda Municipal de Palmeira dos Índios atuou de forma integrada com a Polícia Civil durante toda a operação. - Foto: Reprodução/Assessoria

Uma grande operação das forças de segurança pública foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (04) em Palmeira dos Índios. Batizada de Operação Tríade Criminal, a ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e atuação estruturada na região. A ofensiva resultou na morte de um suspeito em confronto com as autoridades, na prisão um homem e uma mulher e no cumprimento de nove mandados de prisão, sendo seis temporários e três definitivos.

Também foram executados 31 mandados de busca e apreensão e aplicadas cinco medidas cautelares diversas. Um dos diferenciais da operação foi o uso do sistema de videomonitoramento municipal, implantado na gestão do ex-prefeito Júlio Cezar e atual secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, que forneceu imagens em tempo real e registros considerados decisivos para o avanço das equipes. As câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade permitiram mapear rotas, identificar possíveis áreas de risco e coordenar as ações com mais precisão e segurança.

De acordo com a Polícia Civil, o material captado também ajudou a confirmar informações obtidas durante as investigações, inclusive na identificação de alguns dos imóveis alvos das buscas. A Operação Tríade Criminal envolveu diversos núcleos das forças de segurança de Alagoas e recebeu este nome por fazer referência às três frentes de atuação do grupo investigado: tráfico de drogas, homicídios e organização criminosa

A Guarda Municipal de Palmeira dos Índios atuou de forma integrada com a Polícia Civil durante toda a operação. “Esta integração entre as corporações é fundamental para fortalecer o trabalho de segurança pública e garantir resultados efetivos para a população. O videomonitoramento foi um aliado importante, ajudando a otimizar os recursos e a garantir mais segurança tanto para os agentes quanto para os cidadãos”, destacou o comandante da Guarda Civil Municipal Adriano Dantas.

A prefeita Tia Júlia também ressaltou a importância dos investimentos em tecnologia e da atuação conjunta das forças de segurança. “O nosso compromisso é com a proteção da nossa população. Investimos em tecnologia, como o videomonitoramento, implantado ainda na gestão do ex-prefeito Júlio Cezar, justamente para dar suporte às forças de segurança e tornar as ações mais rápidas e eficientes. A integração entre município e estado mostra que, quando trabalhamos juntos, quem ganha é a sociedade”, afirmou Tia Júlia.