Hemoal promove coletas de sangue em Olho d'Água das Flores e Viçosa nesta quinta-feira (5)
Ações irão ocorrer simultaneamente, das 9h às 16h, para facilitar o acesso à doação de sangue aos moradores do Sertão e Vale do Paraíba
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove duas coletas externas de sangue, nesta quinta-feira (5), no Alto Sertão e no Vale do Paraíba. As ações simultâneas irão ocorrer das 9h às 16h, em Olho d'Água das Flores, no Instituto Maria de Lourdes, e em Viçosa, no Centro de Convenções.
Além de facilitar o acesso à doação sanguínea para os moradores das duas regiões do estado onde não há postos fixos de coleta, o Hemoal atua para formar um estoque estratégico visando o pré-Carnaval. Isso porque, nesta sexta-feira (7) e no sábado (8), ocorrem, respectivamente, o Jaraguá Folia e o Pinto da Madrugada, em Maceió.
"Esperamos sensibilizar os moradores de Olho d'Água das Flores e Viçosa, bem como dos municípios vizinhos, para que se candidatem à doação voluntária de sangue", frisou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
Critérios para doação
O Ministério da Saúde especifica que, para doar sangue, é necessário que os voluntários tenham boa saúde, pesem no mínimo 50 quilos e tenham entre 16 a 69 anos de idade. Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estarem acompanhados dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos de identificação.
No caso dos voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente. Quanto aos candidatos que irão repetir o procedimento, as mulheres devem ter doado pela última vez há no mínimo de três meses e os homens há dois meses.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os candidatos não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitar o consumo de alimentos gordurosos.
Os voluntários devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior e, se colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, ficam impedidos pelo período de um ano.
Últimas notícias
Jovem tem perna amputada após grave acidente de moto em Coité do Nóia
Morre Cláudio Neres, integrante da Canarraiá, tradicional quadrilha de Arapiraca
Bridgerton: vídeo de Kate e Anthony com o filho vira febre nas redes
Governo de Alagoas anuncia medidas para reconstrução em Piranhas após temporais
Influencer Orochinho deverá indenizar bebê humilhada em live
Piercing viral de Alysa Liu preocupa profissionais da saúde
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
