Hemoal promove coletas de sangue em Olho d'Água das Flores e Viçosa nesta quinta-feira (5)
Ações irão ocorrer simultaneamente, das 9h às 16h, para facilitar o acesso à doação de sangue aos moradores do Sertão e Vale do Paraíba
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove duas coletas externas de sangue, nesta quinta-feira (5), no Alto Sertão e no Vale do Paraíba. As ações simultâneas irão ocorrer das 9h às 16h, em Olho d'Água das Flores, no Instituto Maria de Lourdes, e em Viçosa, no Centro de Convenções.
Além de facilitar o acesso à doação sanguínea para os moradores das duas regiões do estado onde não há postos fixos de coleta, o Hemoal atua para formar um estoque estratégico visando o pré-Carnaval. Isso porque, nesta sexta-feira (7) e no sábado (8), ocorrem, respectivamente, o Jaraguá Folia e o Pinto da Madrugada, em Maceió.
"Esperamos sensibilizar os moradores de Olho d'Água das Flores e Viçosa, bem como dos municípios vizinhos, para que se candidatem à doação voluntária de sangue", frisou a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.
Critérios para doação
O Ministério da Saúde especifica que, para doar sangue, é necessário que os voluntários tenham boa saúde, pesem no mínimo 50 quilos e tenham entre 16 a 69 anos de idade. Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estarem acompanhados dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos de identificação.
No caso dos voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente. Quanto aos candidatos que irão repetir o procedimento, as mulheres devem ter doado pela última vez há no mínimo de três meses e os homens há dois meses.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os candidatos não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitar o consumo de alimentos gordurosos.
Os voluntários devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior e, se colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, ficam impedidos pelo período de um ano.
Últimas notícias
Heytor O Boyzinho lança hoje o DVD "Breguinha Cachorro de Verão"
Prefeitura de Rio Largo entrega mais de 600 óculos de grau e amplia acesso à saúde visual no município
Juiz declara que ação da Defensoria sobre realocação dos Flexais não é de competência da Justiça Estadual
[Vídeo] Muro da antiga Brahma desaba e atinge quatro carros em Porto Calvo
Governo vai triplicar incentivo fiscal para socorrer indústria química
Colisão entre dois carros é registrada no bairro Santa Esmeralda, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
