Tecnologia desenvolvida pela Polícia Militar reforça proteção a mulheres no Agreste
Iniciativa surgiu da necessidade de oferecer mais um canal de acionamento além do tradicional número 190
Uma nova estratégia de segurança baseada em tecnologia passa a integrar a rede de proteção às mulheres no interior de Alagoas. Nesta quarta-feira (11), a Polícia Militar lança um aplicativo de "Botão do Pânico", ferramenta desenvolvida pelo 10º Batalhão para agilizar o socorro a vítimas de violência doméstica em Palmeira dos Índios e municípios vizinhos.
O sistema, que opera em plataforma Android, é instalado pela guarnição da Patrulha Maria da Penha durante as visitas de acompanhamento às mulheres que possuem medidas protetivas ativas. A iniciativa surgiu da necessidade de oferecer mais um canal de acionamento além do tradicional número 190, preenchendo uma lacuna crítica no atendimento a situações de risco iminente.
Funcionamento

Ao ser acionado pela vítima no celular, o aplicativo captura a localização exata por georreferenciamento e envia os dados para uma central de monitoramento instalada no Copom. De lá, as informações são repassadas instantaneamente para a guarnição mais próxima da ocorrência, otimizando o tempo de chegada da viatura.
A ferramenta já apresenta resultados práticos positivos. Durante a fase de testes em Palmeira dos Índios e região, o sistema foi utilizado em duas situações reais, ambas resultando em intervenções policiais rápidas e bem-sucedidas.
“A iniciativa representa um avanço importante no combate à violência contra a mulher. O aplicativo foi desenvolvido para oferecer mais agilidade no atendimento e ampliar os mecanismos de proteção às vítimas”, destacou o Tenente Jonata Calheiros, responsável pela implementação do aplicativo.
Lançamento e Parcerias
A apresentação oficial ocorre às 9h, no campus do Centro Universitário CESMAC, em Palmeira do Índios, integrando as atividades do Mês da Mulher. A implementação conta com a parceria da Prefeitura de Palmeira dos Índios para o fortalecimento das políticas públicas de segurança e proteção feminina na região.
Últimas notícias
Ator Rui Rezende, de 'Roque Santeiro', morre aos 88 anos no Rio de Janeiro
Revalida 2026/1: divulgado resultado final da primeira etapa do exame
IBGE inicia coleta da Pesquisa Nacional de Saúde 2026
Inmet emite alerta de baixa umidade para 16 municípios de Alagoas nesta segunda (13)
Após 26 anos, concurso da Guarda Municipal reúne quase 15 mil candidatos em Maceió
Mais de 10 mil pessoas acompanham Renan Filho e Cícero Cavalcante em caminhada histórica
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
