Influenciadora é presa após forjar o próprio sequestro para ganhar seguidores
Falso sequestro de Monniky Fraga e do marido dela aconteceu em abril de 2025, na cidade de Igarassu. Mulher foi presa na manhã desta terça-feira (24)
A influenciadora Monniky Fraga foi presa na manhã desta terça-feira (24) após ter forjado o próprio sequestro, em abril de 2025 (relembre o caso mais abaixo), de acordo com a polícia. A prisão fez parte da Operação Cortina de Likes, da Polícia Civil, que tem como alvo uma quadrilha que praticava extorsão, fraude processual e falsa comunicação de crime.
A investigação começou no mesmo mês do falso sequestro, que foi encenado com o objetivo de a influenciadora ganhar visibilidade com o caso, ainda segundo a polícia. Na época, ela conseguiu espaço em diversos veículos de comunicação para contar o seu relato. Após ser presa, ela foi levada à sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.
"Com o avançar das investigações, o inquérito aponta indícios de que, de fato, aquela extorsão mediante sequestro, nada mais foi do que uma trama entre a suposta vítima e um dos autores", afirmou o delegado adjunto do GOE, Cley Anderson.
Ao todo, 30 policiais civis participaram da operação, que contou com o apoio operacional da Polícia Civil de São Paulo. Foram cumpridos dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Igarassu, no Grande Recife.

Em coletiva de imprensa no Recife, a Polícia Civil informou que três pessoas se envolveram na execução do falso sequestro, além de Monniky Fraga. "A investigação aponta que ela não só tinha conhecimento, mas houve um ajuste prévio e comunicações posteriores com um dos autores", disse o delegado do GOE.
Dois homens foram identificados, sendo que um já se encontra preso por outros crimes, e o outro foi assassinado antes da emissão do mandado de prisão. A polícia ainda investiga um terceiro homem, que foi alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido em São Paulo por ter recebido o dinheiro do resgate.
Ainda de acordo com o delegado, o marido da influenciadora, que também foi sequestrado e até agredido e roubado pelos criminosos, não sabia do esquema. "A todo momento, ele informa que acredita sempre que se tratava realmente de um sequestro", afirmou Cley Anderson.
Procurado, o advogado de Monniky Fraga, Alexandre Costa, afirmou que a defesa "só se pronunciará falara após o despacho com o juiz".
Relembre o falso sequestro
A influenciadora digital Monniky Fraga, que atualmente conta com 27,3 mil seguidores no Instagram, denunciou que foi sequestrada no dia 21 de abril de 2025. De acordo com relato compartilhado nas redes sociais, ela e seu marido, identificado apenas como Lucas, foram abordados dentro do carro, na rua da casa deles, por três homens armados (veja vídeo acima).
Monniky Fraga gravou e publicou um vídeo contando como teria acontecido a abordagem dos bandidos, que teriam ameaçado torturar os reféns caso o dinheiro do resgate, um valor não divulgado, deixasse de ser pago.
No relato, ela afirmou que o marido foi agredido enquanto os sequestradores exigiam que o casal entregasse os pertences. Monniky e Lucas foram levados para dentro de uma mata, onde teriam passado horas sob ameaças, sendo liberados após o pagamento do resgate, de acordo com o que a Polícia Militar (PM) informou, à época.
Um boletim de ocorrência foi registrado, e as investigações do suposto crime começaram a ser feitas pela Polícia Civil.
Últimas notícias
Jovem é arrastado por grupo encapuzado e é executado em grota de Maceió
Câmara de Maceió aprova LDO de 2027 com previsão de orçamento de R$ 5,7 bi
Justiça cassa chapa do PSB e mandato de vereador em Porto Real do Colégio
Jovem é morto a tiros enquanto assistia a partida de futebol em Arapiraca
[Vídeo] Mineiro é preso nos EUA suspeito de matar ex-namorada a tiros
Confira o resultado da Mega-Sena 3037 sorteada nesta terça (28/7)
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
