Após recomendação da Defensoria, UPA de Palmeira dos Índios passa por melhorias
Município já iniciou intervenções na unidade enquanto órgão cobra reforma, reforço de equipes e correção de irregularidades identificadas durante vistoria
A Defensoria Pública de Alagoas (DPAL) recomendou à Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios a adoção de medidas urgentes para corrigir problemas estruturais, sanitários e assistenciais identificados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. A recomendação foi emitida após uma vistoria realizada na unidade, motivada por denúncias de pacientes.
Durante a inspeção, a Defensoria constatou a necessidade de reforma e readequação da estrutura física da UPA, especialmente na chamada “ala amarela”, onde foram identificadas irregularidades consideradas graves. O órgão também apontou déficit de profissionais para atender a demanda diária superior a 200 pacientes. Atualmente, a unidade conta com três médicos, cinco enfermeiros e um número reduzido de técnicos de enfermagem por turno.
Além da falta de pessoal, foram observados problemas como banheiros interditados, infiltrações, ferrugem, buracos, falhas no piso que dificultam o deslocamento de macas, portas danificadas e a ausência de itens básicos para os pacientes, como lençóis e travesseiros.
Na recomendação assinada pelo defensor público Wladmir Aued, o município foi orientado a fornecer materiais básicos aos pacientes, implantar vigilância patrimonial 24 horas, contratar ou designar um nutricionista, apresentar os alvarás da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros e elaborar, em até 30 dias, um plano de reforma e readequação da unidade. O documento também cobra medidas para garantir médicos pediatras nos plantões e estudos para ampliar a oferta de especialidades, como ortopedia e cardiologia.
Enquanto isso, a Prefeitura de Palmeira dos Índios informou que já vem realizando intervenções na UPA por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Entre os serviços em andamento estão a substituição da caixa d’água da unidade e a renovação completa da estrutura de sustentação do equipamento.
Durante a execução dos trabalhos, a equipe de engenharia identificou a necessidade de reconstruir integralmente a base da caixa d’água para garantir mais segurança, durabilidade e eficiência ao sistema que atende diariamente centenas de usuários.
Segundo o diretor da unidade, Diogo Tenório, as melhorias não ficarão restritas à parte estrutural. A gestão municipal também prevê serviços de pintura e revitalização em toda a UPA, com o objetivo de oferecer mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.
De acordo com a Prefeitura, as intervenções fazem parte de um conjunto de ações voltadas à manutenção e modernização dos equipamentos públicos de saúde do município.

Últimas notícias
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
