Palmeira intensifica combate à dengue após confirmar 38 casos da doença
Município também contabiliza 113 casos confirmados de chikungunya e reforça ações em três bairros
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti com o lançamento da campanha “Todos Contra a Dengue e a Chikungunya”. A iniciativa reforça o trabalho permanente de vigilância, conscientização e mobilização da população para reduzir os casos da doença no município.
Na última segunda-feira (20), representantes da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Programa Saúde na Escola (PSE), Setor de Endemias e a secretária-adjunta de Saúde Ivone Basílio, reuniram-se para analisar o Boletim Epidemiológico nº 003/2026 e definir novas estratégias de enfrentamento.
O levantamento, referente ao período de 1º de janeiro a 11 de julho, registrou 238 notificações de dengue, com 38 casos confirmados, e 116 notificações de Chikungunya, das quais 113 foram confirmadas. Com base nesses dados, a Secretaria de Saúde reforçará as ações educativas e preventivas, inicialmente nos bairros Palmeira de Fora, Xucurus e São Francisco.
Acesse o Boletim: Boletim Epidemiológico nº 003. (2).
Segundo o gerente do Setor de Endemias Paulo Wianês, o monitoramento dos indicadores permite direcionar as ações de forma mais eficiente. “A prevenção continua sendo a principal arma contra o Aedes aegypti. Precisamos do apoio da população para eliminar os criadouros do mosquito”, destacou.
A Secretaria de Saúde orienta a população a eliminar recipientes com água parada, manter caixas d’água fechadas e receber os agentes de saúde, medidas simples que fazem a diferença no combate à Chikungunya, à dengue e a outras arboviroses.
A secretária municipal de Saúde Zoé Duarte, ressaltou que as equipes já atuam diariamente no combate ao mosquito e que a campanha amplia esse trabalho. “Estamos reforçando as ações de conscientização nas rádios, nas redes sociais, nas escolas e durante as visitas domiciliares. Com a participação da população, vamos reduzir os casos e proteger a saúde dos palmeirenses”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Flávio Bolsonaro serve churrasco a jornalistas e critica decisão de Moraes
Policiais militares envolvidos em gravação no Rancho do Maia são liberados
Interdição para obras do VLT é alterada e começa nesta quarta em Arapiraca
Ossada humana é encontrada às margens da AL-105 no município de Coruripe
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Educação de Maceió celebra Dia do Estudante com atividades especiais
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
