Religião

Papa Leão XIV nomeia Dom Giovanni Crippa como novo bispo de Palmeira dos Índios

Religioso deixa a Diocese de Ilhéus, na Bahia, para assumir a missão episcopal em Alagoas

Por 7Segundos, com assessoria 25/09/2026 14h02 - Atualizado em 25/09/2026 14h02
Papa Leão XIV nomeia Dom Giovanni Crippa como novo bispo de Palmeira dos Índios
Dom Giovanni Crippa - Foto: Divulgação

A Diocese de Palmeira dos Índios terá Dom Giovanni Crippa como novo bispo. A nomeação foi feita pelo Papa Leão XIV e anunciada oficialmente nesta sexta-feira (25), pela Nunciatura Apostólica no Brasil. Dom Giovanni deixa a Diocese de Ilhéus, na Bahia, para assumir a liderança da Igreja Católica na região de Palmeira dos Índios.

A prefeita de Palmeira dos Índios, Tia Júlia, saudou o novo bispo. “Recebemos com muita alegria a notícia da nomeação de Dom Giovanni Crippa. Quero, em nome da Prefeitura e do povo de Palmeira, dar as boas-vindas ao nosso novo bispo. Vamos recebê-lo com festa, com carinho e com a fé que marca a história da nossa gente. Dom Giovanni encontrará aqui um povo acolhedor e uma cidade de braços abertos. E, do alto da nossa Serra do Goiti, o Cristo Redentor também o espera de braços abertos. Seja muito bem-vindo, Dom Giovanni”, declarou a prefeita Tia Júlia.

Currículo e trajetória eclesial


Natural de Milão, na Itália, Dom Giovanni Crippa professou os votos perpétuos no Instituto da Consolata, em 1981, e foi ordenado sacerdote em 1985. É doutor em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana e chegou ao Brasil em 2001, estabelecendo-se, inicialmente, em Feira de Santana, na Bahia.

Em 2012, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador. Posteriormente, tornou-se administrador apostólico e depois bispo da Diocese de Estância, em Sergipe. Desde 2021, após nomeação do Papa Francisco, estava à frente da Diocese de Ilhéus. Dom Giovanni também integrou a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em mensagem de saudação, a CNBB destacou a trajetória pastoral e o zelo missionário de Dom Giovanni e pediu a proteção de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da Diocese de Palmeira dos Índios, para a nova missão do bispo.

A chegada de Dom Giovanni abre um novo capítulo na história da Diocese de Palmeira dos Índios. A Prefeitura se coloca à disposição para acolher o novo bispo e colaborar com a organização de sua recepção no município, em um momento de fé, confraternização e acolhimento.