Futebol

Agora vai? Palmeiras pode ter ‘time ideal’ de Abel Ferreira pela primeira vez em 2023

Com o possível retorno de Dudu, treinador do Verdão pode ter sua equipe titular à disposição em ocasião inédita

Por Lance! 01/08/2023 08h08
Agora vai? Palmeiras pode ter ‘time ideal’ de Abel Ferreira pela primeira vez em 2023
Abel Ferreira durante partida do Palmeiras. - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras vem em um período de recuperação na temporada e emendou duas vitórias seguidas no Brasileirão. Agora o desafio é pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores, na qual enfrenta o Atlético-MG, nesta quarta-feira (2), no Mineirão. Para esse jogo, Abel Ferreira pode contar com algo inédito em 2023: a escalação de seu "time ideal" completo. Para isso acontecer, é preciso que Dudu esteja recuperado.

Contamos o "time ideal" a partir do momento da chegada de Artur, após o Paulistão. O atacante foi contratado junto ao Bragantino e logo se adaptou à equipe, mostrando que era a peça que faltava para a engrenagem do treinador português. Mas desde que ele vestiu a camisa alviverde, há cerca de quatro meses, uma série de problemas impediu que o 11 inicial fosse escalado da forma que comandante planejou para 2023.

A formação clássica do Palmeiras atual seria: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Dudu e Rony. Atualmente, Abel tem duas dúvidas para que esse time seja escalado. A primeira é a condição física de Dudu, que está há quase 20 dias fora de combate por conta de dores na panturrilha, mas já está treinado com o elenco e pode retornar na quarta-feira (2). A outra é definir quem será o titular da lateral direita: Mayke ou Marcos Rocha.

Do final do Paulistão para cá, uma série de desfalques acabou atrapalhando os planos de Abel. Primeiro foi Rony e Veiga, que depois do estadual precisaram se recuperar de lesão. Aí foi a vez de Marcos Rocha sofrer sua primeira lesão na temporada, o que impediu a escalação ideal mesmo com o retorno da dupla que estava fora de combate.

O pior "golpe" na ideia de Abel Ferreira foi a lesão de Murilo, que precisou passar por uma cirurgia no ombro e ficou quase dois meses sem poder atuar. Luan cumpriu bem o papel substituindo o companheiro de zaga, mas ainda assim não era o titular projetado pelo treinador. Com isso, o Verdão ficou todo esse tempo sem poder escalar o "11 ideal" mais uma vez. Lembrando que Artur não pôde jogar a Copa do Brasil por já ter defendido o Bragantino.

Nesse meio tempo, Marcos Rocha se lesionou mais uma vez, podendo retornar somente nas últimas semanas, outra vez impedindo que Abel pudesse levar a campo sua escalação "ideal". Assim como Luan, Mayke cumpriu bem sua função nesses últimos tempos, mas para efeito de considerar o "11 ideal", ainda não é formação clássica do treinador. E não podemos nos esquecer da lesão de Zé Rafael nesse meio do caminho.

Contra o Internacional, na teoria, seria o jogo perfeito para escalar todos os "eleitos" por Abel Ferreira, pois Artur voltaria ao time depois da Copa do Brasil, e Marcos Rocha estava recuperado. No entanto, Rony e Dudu acabaram sentindo dores e nem viajaram para Porto Alegre. Desde então, o camisa 7 ainda não retornou e desfalcou a equipe diante do Fortaleza e do América-MG.

Diante do Atlético-MG, nesta quarta-feira (2), às 21h30, no jogo que inicia a disputa mais importante da temporada alviverde, Abel Ferreira pode finalmente usar o time que planejou para 2023. Basta que Dudu esteja disponível e se ele estiver, o próprio treinador já deu o recado na entrevista coletiva após a vitória sobre o América-MG:

- Esperar acima de tudo que ele se recupere, porque essa equipe mostrou várias vezes que todos juntos somos fortes.