Futebol

Palmeiras volta para Pereira após 29 anos e defende bom retrospecto na Colômbia

Verdão esteve na cidade do jogo desta quarta-feira (23) em 1994 para disputar amistoso contra a seleção do país

Por Lance! 23/08/2023 10h10
Palmeiras volta para Pereira após 29 anos e defende bom retrospecto na Colômbia
Rony e Zé Rafael são destaques da era Abel Ferreira - Foto: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras

Na última vez em que o Palmeiras jogou na cidade de Pereira, o time era aquela "máquina" dirigida por Vanderlei Luxemburgo, em 1994. Nesta quarta-feira (23), 29 anos depois, o Verdão retorna para enfrentar o Deportivo Pereira-COL em busca de uma vaga na semifinal da Libertadores. Para isso, conta com um retrospecto bastante favorável na Colômbia.

Em 12 de junho de 1994, três dias depois de empatar com o Deportivo La Coruña-ESP em amistoso disputado no Palestra Itália e três dias antes de conquistar a Copa Lev Yashin na Rússia, o Palmeiras foi a Pereira encarar a seleção colombiana, que se preparava para a disputa da Copa do Mundos nos EUA.

O Alviverde entrou em campo com: Gato Fernández; Cláudio, Antônio Carlos, Cléber e Roberto Carlos; César Sampaio, Amaral e Edílson; Maurílio (depois Tonhão), Evair e Jean Carlo.

Se o Verdão tinha uma "máquina", a Colômbia não ficava para trás e trazia a sua melhor geração: Córdoba; Herrera, Perea, Escobar e Pérez; Gómez, Álvarez e Valderrama; Rincón, Asprilla e Valencia.

Os donos da casa venceram por 3 a 0, com dois gols de Freddy Rincón, que naquela janela estava se transferindo do Palmeiras para o Napoli-ITA. Valencia fez o outro gol, após pênalti sofrido por Asprilla, que defenderia o Verdão em 1999 e 2000. No jogo, Antônio Carlos, Roberto Carlos e Amaral foram expulsos.

Mas essa derrota não é algo que resume a passagem palmeirense pela Colômbia. Segundo dados levantados pelo "Análise Verdão", o clube esteve em território colombiano em 16 partidas, venceu dez, perdeu três e empatou três. Aproveitamento de 68,75% dos pontos disputados. Ou seja, um desempenho bastante favorável. Além disso, são 27 gols marcados e 15 sofridos.

Se pegarmos apenas o retrospecto na Libertadores, os números também são bem interessantes. Ao todo, o Alviverde fez cinco jogos pela competição na Colômbia, vencendo três, empatando um e perdendo outro. Aproveitamento de 66,7% dos pontos que disputou. A única derrota foi na partida de ida da final de 1999, diante do Deportivo Cáli. Na volta, os palmeirenses levaram o título após vitória nos pênaltis.

Com esses números favoráveis, o Palmeiras enfrenta o Deportivo Pereira-COL, nesta quarta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), no estádio Hernán Ramírez Villegas, pela ida das quartas de final da Libertadores.