Futebol

Com gols que ‘caíram do céu’, Palmeiras vence o Coritiba e encerra série negativa no Brasileirão

Os dois gols do Verdão foram marcados após jogadas de bola parada

Por Lance! 23/10/2023 10h10
Com gols que ‘caíram do céu’, Palmeiras vence o Coritiba e encerra série negativa no Brasileirão
Gustavo Gómez (centro) comemora seu gol, o primeiro do Palmeiras no jogo contra o Coritiba - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras venceu o Coritiba por 2 a 0 no Couto Pereira, em jogo válido pela 28ª rodada do Brasileirão. Os dois gols do Verdão foram marcados em jogadas de bola parada: o primeiro foi de Gustavo Gómez, de cabeça, após cruzamento de Raphael Veiga; o segundo foi um golaço de Piquerez, que finalizou de primeira uma bola afastada pela defesa do Coxa, depois de nova cobrança de escanteio.

Com este resultado, o Palmeiras encerra uma série negativa de quatro derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro e, de quebra, alça o time ao G4 da tabela, com 44 pontos. O Coritiba, por sua vez, reassumiu a lanterna da competição com apenas 20 pontos, e parece cada vez mais próximo do rebaixamento para a Série B de 2024.

CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA

>!BAILA COMIGO! No lance do gol impedido de Matheus Bianqui, do Coritiba, uma jogada de Marcelino Moreno chamou a atenção: antes de jogar a bola na área, o argentino balançou para os dois lados e tirou Mayke do lance com um belo corte em direção à linha de fundo. Que ginga, hein...

>!UFA! Se faltou qualidade para o Palmeiras trabalhar a bola no chão, a bola parada salvou - mais uma vez - o time. Raphael Veiga cobrou o escanteio em direção à segunda trave e colocou na testa de Gustavo Gómez. O capitão cabeceou forte, para baixo, sem chances de defesa para o goleiro Gabriel, e abriu o placar no Couto Pereira.

>!QUE CHICOTADA! Mais uma vez em sobra de bola parada, o Palmeiras ampliou o placar: Raphael Veiga cobrou o escanteio em direção a área e, na sobra, o lateral-esquerdo Piquerez finalizou de primeira para aumentar a contagem em favor do Verdão.

>!DEU A LETRA! Raphael Veiga e Mayke tabelaram pelo lado direito, e o lateral cruzou em direção à pequena área procurando Rony. O camisa 10 do Verdão, imprevisível como sempre, resolveu finalizar a jogada de letra, mas o chute acabou passando ao lado do gol de Gabriel.

>!PISTOLOU! Na penúltima troca do Coritiba, o técnico Thiago Kosloski trocou o meio-campista Sebastian Gomes por Fransérgio, e provocou a ira da torcida coxa-branca. Gritos de 'burro' foram entoados da arquibancada, como forma de protesto.

COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
O Coritiba começou melhor o jogo, manipulando bem as marcações individuais do Palmeiras e infiltrando nos espaços deixados pelos três zagueiros, que saíam para caçar. Após o gol de Gustavo Gómez, no entanto, o jogo mudou completamente. Se o Verdão não fez um jogo brilhante, teve controle da partida e ampliou a contagerm por méritos.

E A ETAPA FINAL?
A segunda etapa foi muito semelhante ao primeiro tempo. A pressão inicial do Coritiba, no entanto, não foi tão intensa quanto nos primeiros minutos do jogo e pouco incomodou o Palmeiras. Com o placar a seu favor, o Verdão controlou o jogo e ainda criou boas chances de gol, a partir dos movimentos em diagonal feitos por Rony.

O QUE VEM POR AÍ?
Na próxima rodada, o Palmeiras recebe o São Paulo para o clássico Majestoso, que acontece na quarta-feira (25), às 20 horas (hora de Brasília). O Coritiba, por sua vez, visita o Santos na quinta-feira (26), às 21h30 (hora de Brasília). Ambos os jogos são válidos pela 29ª rodada do Brasileirão.