Futebol

Em entrevista, André diz que final da Libertadores é ‘O jogo mais importante da história’ do Fluminense

Volante tricolor fala com a imprensa na manhã desta sexta-feira (3)

Por Lance! 03/11/2023 11h11
Em entrevista, André diz que final da Libertadores é ‘O jogo mais importante da história’ do Fluminense
André, do Fluminense, antes da entrevista coletiva na véspera da final da Libertadores - Foto: Diego Rosa / Lance!

O volante André, do Fluminense, concede entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (3), no CT Carlos Castilho, antes da final da Libertadores 2023. O Tricolor enfrenta o Boca Juniors no sábado (4), às 17h, no Maracanã. Confira os principais pontos abordados por André na coletiva.

Questionado sobre a fase recente do time desde a classificação para a final da Libertadores, André concordou que a equipe vem oscilando, mas afirmou que é algo natural e na decisão será diferente.

- Cara, desde quando classificamos para a final, o nosso time jogou bastante mexido. Alguns jogos com a equipe alternativa, alguns jogos com a equipe alternativa. É normal que isso aconteça. Tiveram jogos que perdemos que jogamos muito bem. Sobre a final, é outra história. Jogo único, onde nossa equipe que vem jogando a mais tempo vai jogar. Desde o jogo contra o Inter, o nosso pensamento tá mais nesse jogo (final da Libertadores). Estamos nos preparando para acertar os detalhes que erramos nas últimas partidas. É basicamente a mesma equipe que jogou a final do Carioca, isso é muito importante - disse André.

Sobre uma possível decisão em disputa de pênaltis e o goleiro adversário, Romero, André fez questão de exaltar o camisa 1 tricolor, Fábio. Além disso, comentou sobre os estilos diferentes de futebol das equipes.

- Nós sabemos como a equipe deles vai vir. Eles têm um grande defensor de pênaltis, mas nós temos o Fábio também. Goleiro fora da curva, que já venceu várias decisões de pênaltis também. Óbvio que a gente quer ganhar no tempo normal, mas nossa equipe está preparada para jogar 90', 120', se for preciso ir para a decisão por pênaltis. Nossa equipe já treina aqui há bastante tempo, não sei se tem uma equipe que treina mais que a gente. Professor Diniz dá muito estímulo, já estamos acostumados a isso, a treinar bastante. Então, nossa equipe está preparada para fazer um bom futebol durante todos os minutos - comentou o volante do Fluminense.

Nos últimos dias, Fernando Diniz afirmou que estava sendo difícil se entregar 100% nos jogos do Brasileirão, já que a final da Libertadores se aproximava. Perguntado sobre isso, André concordou que as atenções estavam voltadas para a final da competição continental.

- Quando um time está numa final assim, tão importante, é até normal estar focado mais nessa competição. Não que a gente tenha deixado o Brasileiro de lado, mas é muito difícil para os jogadores estar numa final de Libertadores, sabendo que tem uma grande possibilidade de conquistar um título inédito. É óbvio vai dar mais atenção para essa competição - afirmou André.

- Eu confesso que não estou muito ansioso para este jogo. Óbvio que é um jogo muito importante, talvez o jogo mais importante da história do clube. Mas acho que é viver o dia a dia, viver esse momento que estamos vivendo. Essa semana especial, uma semana muito diferente. É aproveitar o último dia de treino, acertar os últimos detalhes e viver cada minuto. Sair do treino, ir para o hotel, jogar meu videogame hoje e amanhã viver cada momento dessa competição - completou o volante.

Sobre sua decisão de continuar no Fluminense neste ano e recusar propostas da Europa ao longo do ano, André disse que está aliviado. Segundo o volante, a escolha de permanecer se provou acertada.

- Agora que estamos na final, estou um pouco mais aliviado. Saber que fiz a escolha certa de ficar aqui no Fluminense. Se eu tivesse que voltar no tempo, sem saber que estaria na final da Libertadores, faria a mesma escolha. Lugar que eu me sinto bem, onde me sinto feliz, e agora poder desfrutar deste momento. Chegar nessa grande final e saber que estamos com muita chance de conquistar esse título, com certeza um momento especial. Agora é focar apenas na final, apenas aqui no Fluminense. Essa grande possibilidade de fazer história aqui, com certeza está sendo para mim um momento muito feliz - disse o jogador.

- Como pessoa, estou me sentindo muito melhor sabendo que quando nós fazemos a coisa certa, sempre acontecem coisas boas na frente. Então, foi um gesto de muito carinho, muita fidelidade com as pessoas que estavam envolvidas. Com certeza hoje estou me sentindo muito bem e muito confiante para esta decisão - completou Andre

Questionado sobre sua ascensão no futebol profissional e a parceria com Martinelli, com quem atua desde a base no Fluminense, André fez questão de exaltar o companheiro.

- Fico muito feliz. Tenho um carinho enorme pelo Martinelli e estou muito feliz pelo momento que ele está vivendo. Se Deus quiser, desfrutar o máximo com ele nesse grande jogo. É um "moleque" que merece. Às vezes, é até pouco reconhecido o trabalho dele. O toque de bola dele, o que esse "moleque joga". Costumo falar que ele sempre foi o cara que me carregou, é o cara que corre mais dentro de campo, que tem mais "GPS", que briga muito. Então, estar vivendo esse momento com ele aqui no profissional também está sendo muito especial - declarou André.