Futebol

Tite pode ser um dos protagonistas do Flamengo em briga por título do Brasileirão

Assim como Andrade em 2009, novo treinador do Rubro-Negro tem chance de mudar os rumos do time na reta final do torneio nacional

Por Lance! 10/11/2023 12h12
Tite pode ser um dos protagonistas do Flamengo em briga por título do Brasileirão
Tite viveu seu primeiro Clássico dos Milhões na carreira - Foto: Divulgação/Flamengo

O Brasileirão está chegando ao fim, e a briga pela liderança da Série A está cada dia mais acirrada. Após a vitória sobre o Palmeiras, a torcida do Flamengo renovou as esperanças na luta pelo título, e compara a atual edição do torneio com 2009. Em temporadas com muitas coincidências, o Fla pode ver Tite como um dos protagonistas da "arrancada 2.0".

Em 2009, os rumos do Flamengo no Campeonato Brasileiro começaram a mudar após a troca de comando, quando Cuca foi demitido, e Andrade assumiu como interino. O novo treinador foi um dos protagonistas da arrancada histórica que deu ao Rubro-Negro um título improvável.

Em 2023, o mundo parece estar se alinhando favorável ao Flamengo, ao menos no que diz respeito às coincidências com 2009. Além das semelhanças em pontuação geral e posição na tabela, o Rubro-Negro também inicia um projeto de reação a partir do momento em que demite Jorge Sampaoli e contrata Tite.

Com o novo técnico, o Flamengo já apresenta mudança de comportamento e, principalmente, padrão de jogo. Contra o Palmeiras, ficou nítida a obediência tática da equipe às instruções de Tite, fator que o Fla de 2009 também cumpria muito bem com Andrade: era um time padronizado.

A recuperação de jogadores é outro fator determinante para a possível arrancada do Flamengo. Com Tite, Everton Cebolinha, um dos jogadores mais questionados pela torcida, voltou a atuar bem e ser importante para o coletivo. Pedro, que teve uma temporada muito aquém do esperado, é outro que parece estar com os ânimos renovados e, de quebra, entregando o que dele se espera dentro de campo: gols.

Com padrão de jogo e recuperação de atletas, o Flamengo de Tite se mantém vivíssimo na briga pelo título. A tarefa não é fácil, e o discurso é de "pés no chão", com foco principal na classificação direta para a Libertadores. Apesar disso, a disputa pelo troféu segue em aberto, e apenas três pontos separam o Fla do Botafogo, líder da tabela.

De olho na primeira posição e em busca de uma nova arrancada histórica, o Flamengo volta a campo no sábado (11), para enfrentar o Fluminense, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no Maracanã, às 18h30 (horário de Brasília).