Futebol

Vasco tem chance de abrir maior distância do Z4 desde o início deste Brasileirão

Cruz-Maltino tem duelo crucial contra o Cruzeiro na quarta-feira (22)

Por Lance! 20/11/2023 10h10
Vasco tem chance de abrir maior distância do Z4 desde o início deste Brasileirão
Vegetti marcou dois gols e chegou a 6 pelo Vasco, em sete jogos - Foto: Leandro Amorim/Vasco

O Vasco tem a chance de abrir a maior distância do Z4 desde o início deste Brasileirão. O Cruz-Maltino enfrenta o Cruzeiro no Mineirão na quarta-feira (22), em partida atrasada da 33ª rodada. Em caso de vitória, o Gigante da Colina chegará a 43 pontos, cinco à frente do Bahia, primeiro time na zona de rebaixamento.

O Vasco nunca teve uma vantagem tão grande em relação à zona da degola. A maior distância que a equipe abriu do Z4 até aqui aconteceu nas duas primeiras rodadas do campeonato, quando o Cruz-Maltino esteve três pontos acima do 17º lugar. Assim, uma vantagem de cinco pontos seria algo inédito para o time neste Brasileirão.

A primeira metade do Campeonato Brasileiro é a principal responsável pela constante luta do Vasco para se afastar do rebaixamento. Depois de duas primeiras rodadas animadoras, com vitória sobre o Atlético-MG e empate com o Palmeiras fora - quando teve a vantagem de três pontos - o Gigante caiu muito de produção. Foram apenas 16 pontos no primeiro turno e a 18ª colocação após 19 jogos.

A chegada do técnico Ramón Díaz é a principal razão para a melhora no desempenho do Cruz-Maltino. Desde a estreia do treinador, contra o Athletico na 16ª rodada do Brasileirão, a equipe tem 54,3% de aproveitamento, com nove vitórias, quatro empates e seis derrotas. Considerando apenas o returno, o retrospecto aumenta para 57,1%, o sexto melhor do campeonato.

Assim, o duelo contra o Cruzeiro pode ser decisivo para a temporada do Vasco. Além da chance de derrotar um adversário direto na luta contra o rebaixamento, o Gigante poderá se afastar do Z4 como nunca antes neste Brasileirão e ainda entrar na zona de classificação à Sul-Americana, assumindo a 13ª posição.