Política

Presidente da Câmara de Porto Calvo destaca papel independente do Legislativo

Parlamentou frisou que os parlamentares serão decisivos no pleito de 2024

Por Maurício Silva 27/01/2023 14h02 - Atualizado em 27/01/2023 14h02
Presidente da Câmara de Porto Calvo destaca papel independente do Legislativo
Dr, Ronaldo destacou que o Legislativo será decisivo em 2024 - Foto: Maurício Silva

O presidente da Câmara de Porto Calvo, Ronaldo da Silva Souza (PL), destacou que tem um papel de independência em relação ao Poder Executivo. Em entrevista exclusiva ao portal 7Segundos, o parlamentar também destacou que os vereadores serão protagonistas no pleito eleitoral de 2024. Ele frisou ainda que teve uma relação de parceria com a prefeita Eronita Sposito (MDB) no biênio 2021-2022 e que pretende manter a relação cordial e com independência.

Dr. Ronaldo relatou que o Poder Legislativo foi muito parceiro do Executivo no primeiro biênio, mas que os vereadores foram fiscalizadores da gestão. Ele disse que espera manter o mesmo ritmo para o biênio 2023-2024. “Foram dois anos de boas convivências, de harmonia e de interação para que o nosso município ele realmente possa crescer e evoluir como toda cidade quer”, contou.

Ronaldo Souza concedeu entrevista na Casa Legislativa. Foto: Maurício Silva

O médico ressaltou que a relação com a prefeita foi harmônica. “Estamos tentando construir esse mesmo entendimento para o segundo biênio. Eu espero que haja, tanto da minha parte coerência com boa vontade da parte da prefeita de ouvir também os vereadores e que a gente possa realizar um projeto maior para Porto Calvo nesse segundo biênio”, disse.

Protagonismo da câmara

Ronaldo Souza afirmou que a Câmara Municipal será protagonista. “Trabalho: essa é a palavra para 2023. Trabalho e esquecer um pouquinho as questões políticas. A política do próximo ano ainda é uma política que vai acontecer e eu tenho certeza absoluta que essa casa se fará presente e atuante, ela terá papel de protagonista na próxima eleição. Eu não tenho dúvida nenhuma que na próxima eleição a Câmara de Porto Calvo, em nome dos 11 vereadores terá um papel importante na eleição municipal de Porto Calvo”, destacou.

“Vejo vários nomes importantes aqui. Não sei se será candidato a prefeito, a vice ou se dentro do entendimento somente compondo uma articulação política. Isso é muito importante e às vezes você sendo um protagonista, não necessariamente você seja o candidato a prefeito, mas que você seja ouvido e que você faça parte de um grupo vencedor, que pode ser tanto da situação como da oposição. Então é isso que a gente quer: ter essa independência para que a presidência não seja contaminada nem por um lado e nem pelo outro. A gente está aberto ao diálogo com todo mundo e nesse entendimento queremos que Porto Calvo evolua”, frisou o presidente.

Independência

O presidente declarou que não é oposição a Eronita Sposito, mas também não é situação. “O melhor caminho que Porto Calvo precisa hoje é ter um presidente da câmara independente para que não haja nenhuma manipulação da oposição em relação a prefeita e nem da situação em relação a fiscalização das questões de Porto Calvo. Hoje é muito mais atento que o presidente da Câmara se mantenha um pouco mais afastado para que a gente possa ter a independência do Legislativo. Não quero ser influenciado pela oposição, mas também não quero ser influenciado pela gestão”, frisou.

Dr. Ronaldo ainda acrescentou sobre sua independência. “Estou plenamente de apoio com qualquer coisa que a prefeita Eronita faça em relação a nossa comunidade para que haja melhora. Mas iremos sempre ficar atentos, sempre conversando, sempre orientando, buscando informações, a gente precisa servir, se ela precisar de orientação, ela mesmo sabe. Essa independência, no meu ponto de vista não traz prejuízo para Porto Calvo, pelo contrário, traz conciliação, traz entendimento”, disse.

“Então é isso que o presidente quer junto com os demais vereadores. Lembrando que eu não sou único nesta casa, sou eu como presidente, mas ouvindo e sempre a maioria da casa vai decidir e o presidente vai acolher a decisão. Não vai encontrar em mim nenhuma resistência para que Porto Calvo melhore, nunca irá, sempre estarei à disposição do povo de Porto Calvo, sempre estarei à disposição da gestão para que a gente possa ter esse entendimento e que Porto Calvo continue a evoluir, que é isso que eu acredito que a prefeita queira e os nobres vereadores também querem”, acrescentou o vereador.

Eleições 2024

Questionado se pretende disputar o mesmo cargo em 2024 ou alçar novos voos, ele respondeu. “Essa é uma grande pergunta que tem que ser respondida pelo povo de Porto Calvo. Não pode o Dr. Ronaldo lançar o nome. Eu acho que uma candidatura para o Executivo não é lançada por alguém, ela é composta por pessoas que vão ser ouvidas, pessoas que vão ter um entendimento do que é o melhor. Se em 2024 o povo entender que a prefeita Eronita está fazendo um bom mandato, nada mais óbvio, nada mais justo que haja uma continuação; se o povo entender que não há uma possibilidade disso, irão se formar novas chapas”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal será candidato em 2024, mas o cargo ainda não foi definido. “O interesse maior hoje é o bem estar de Porto Calvo, é a evolução da nossa cidade, é a geração de emprego, é a geração de renda. Como o Dr. Ronaldo como vai se comportar na eleição, o tempo é quem vai dizer. Tenho certeza absoluta que serei candidato a alguma coisa, provavelmente a minha reeleição a vereador, mas deixando sempre uma interrogação porque o futuro a Deus pertence”, finalizou. Ele acrescentou ainda que não tem vaidade política.

Presidente concedeu entrevista ao jornalista Maurício Silva. Foto: 7Segundos