Alagoas

PMAL cria 8ª CPM/I em São Luís do Quitunde

Quatro municípios fazem parte da nova companhia da Polícia Militar

Por Maurício Silva 08/09/2023 14h02 - Atualizado em 08/09/2023 14h02
PMAL cria 8ª CPM/I em São Luís do Quitunde
Cisp de São Luís do Quitunde é a sede da 8ª CPM/I - Foto: Isac Silva/7Segundos

O decreto governamental nº 93.446, de 5 de setembro de 2023, que estabelece a nova organização básica da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) trouxe na estrutura da organização a criação da 8ª Companhia da Polícia Militar – Independente (8ª CPM/I), na cidade de São Luís do Quitunde. A 8ª CPM/I conta com quatro municípios.

A 8ª Companhia da Polícia Militar – Independente está sediada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no Centro de São Luís do Quitunde e abrange os municípios litorâneos de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.

A 8ª CPM/I está sendo comandada pelo Major Caetano, tendo como sub-comandante o capitão Figueiroa. Os quatro municípios faziam parte da área de atuação do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), que fica localizado em Maragogi. Com o novo decreto, o 6º BPM agora abrange Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo e Matriz de Camaragibe.

O documento, idealizado inicialmente pelo atual chefe do Estado Maior Geral (EMG), coronel Gerônimo Nascimento, regulamenta a nova estrutura organizacional da Polícia Militar, definindo aspectos como atribuições, atividades, postos e quadros, fixação e distribuição do efetivo, por exemplo.

O Comando de Policiamento da Região Norte e Zona da Mata (CPRN-ZM) conta agora com: 2º BPM (União dos Palmares) e 6º BPM (Maragogi); Joaquim Gomes agora tem o 14º BPM, e São Luís do Quitunde passa a dispor de sua própria Companhia, que será a 8ª CPM/I.