Meio ambiente

Pesquisadores iniciam esta semana estudos de tartarugas na Costa dos Corais

Projeto utiliza diferentes tecnologias para estudar as tartarugas marinhas na unidade de conservação

Por Maurício Silva 11/09/2023 09h09
Pesquisadores iniciam esta semana estudos de tartarugas na Costa dos Corais
Pesquisadores vão usar transmissores via satélite nas tartarugas - Foto: Biota

Pesquisadores iniciam nesta semana um projeto para estudar as tartarugas marinhas na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. O estudo utiliza diferentes tecnologias para estudar as tartarugas marinhas na maior unidade de conservação federal costeira do Brasil. A ação será na cidade de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, entre esta segunda-feira (11) e sábado (16).

Os pesquisadores tentarão capturar tartarugas marinhas para instalação de transmissores via satélite. Com estes transmissores os pesquisadores poderão entender quais áreas as tartarugas usam para se alimentar e dormir, desta forma, as medidas de conservação para espécie podem ser mais eficientes.

Transmissores via satélite serão instalados nas tartarugas. Foto: Biota


O estudo envolve pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Laboratório de Biologia Marinha e Conservação (LAMARC), e do Instituto Biota de Conservação. Eles estarão em atividade em campo na APA que abrange áreas de Alagoas e Pernambuco.

De acordo com o Instituto Biota, um diferencial é que este projeto fomentou o desenvolvimento da tecnologia de transmissores no Brasil, junto a Nortronic. Até então, todos os transmissores usados no Brasil eram importados. Se tiver sucesso nesta campanha, além de ajudar na conservação das tartarugas marinhas, o projeto vai ajudar também o desenvolvimento de uma tecnologia nacional para o monitoramento destas espécies.

Pesquisadores vão iniciar pesquisas na APA Costa dos Corais. Foto: Biota


Nesta fase final do projeto está ocorrendo a produção de um documentário sobre os resultados do projeto, que conta com equipe o divulgador científico e professor da UECE Hugo Fernandes e a jornalista e documentarista Thamys Trindade.

O Biota destaca que a parceria com a comunidade local é fundamental para o desenvolvimento do projeto. O estudo é financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, e conta com apoio do PELD Costa dos Corais.

Transmissor via satélite é fundamental para a pesquisa. Foto: Biota


APA Costa dos Corais

A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió (Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió).

Imagem da edição anterior da pesquisa. Foto: Biota