Turismo

Crôas de São Bento formam o paraíso das águas de Maragogi

Lugar é um dos grandes destaques turísticos do município

Por Maurício Silva 15/12/2023 07h07
Crôas de São Bento formam o paraíso das águas de Maragogi
Crôas de São Bento formam um verdadeiro paraíso das águas - Foto: Sérgio Alcântara

Maragogi é conhecido como Caribe Brasileiro e as águas do município litorâneo encantam turistas de todo o mundo e um lugar tem ganhado um destaque muito especial nos últimos anos: as Crôas de São Bento. As crôas formam o paraíso das águas da cidade do Litoral Norte de Alagoas.

Liberado oficialmente pela Prefeitura de Maragogi para passeio desde 2021
, as Crôas de São Bento são o lugar preferido para quem quer curtir um passeio calmo, se banhar ao lado de uma rica variedade de peixes e curtir as maravilhas que Deus criou especialmente para o mar da Capital da Costa dos Corais. O passeio é feito para pessoas a partir de cinco anos de idade.

Lugar fica a cerca de 3k da costa do histórico povoado. Foto: Sérgio Alcântara



A Praia de São Bento é considerada o paraíso histórico e gastronômico
. O povoado era uma vila de pescadores e é ideal para quem quer tranquilidade. As crôas ficam a cerca de 3km da costa e para ir ao local só é permitido por jangada artesanal e o passeio é feito diariamente. A excursão é feita Associação dos Jangadeiros de São Bento (AJSB) e Associação de Pescadores, Marisqueiras e Aquicultores de São Bento (APEMASBE).

Jornalista Maurício Silva curte a calmaria do passeio. Foto: Sérgio Alcântara



Turistas encantados

A turista de Salvador, Andressa Tairine ficou encantada. “Isso aqui é um paraíso! Eu recomendo para todo mundo e é maravilhoso. Eu sempre tive vontade de conhecer Maragogi e conhecer São Bento foi um presente porque eu não sabia disso aqui, a gente veio para Maragogi, mas acabou ficando hospedado em São Bento e isso aqui é divino, presente de Deus”, ressaltou.

Passeio às Crôas de São Bento é de encantar. Foto: Sérgio Alcântara


O turista Felipe Dantas também veio da capital baiana e exaltou o ponto turístico. “Uma beleza natural impressionante e aqui é mais calmo, bem tranquilo para você conhecer a paisagem e curtir com mais calma, além de ser muito bonito também. O povoado São Bento é bem tranquilão, muito bom para relaxar. Para quem quer tranquilidade, São Bento é a indicação”, indicou.

Passeio só pode ser realizado de embarcação artesanal. Foto: Sérgio Alcantara


Fonte de renda

As Crôas de São Bento são também uma fonte de renda para os moradores do povoado. O marinheiro Erieveton Braga de Souza ‘Vertinho’, de 32 anos de idade, é filho de pescador, nasceu e se criou em São Bento. Ele é um apaixonado pelo lugar. “Sou muito agradecido por trabalhar aqui nesse paraíso. A gente saí do povoado e vem aqui para essas belezas, são duas horas e meio de passeio, vai também para a área de mergulho ver os peixes bonitos que tem”, informou.

Mar de São Bento também foi palco do Festival de Velas. Foto: Sérgio Alcântara



O marinheiro contou algumas características do ponto turístico. “Aqui nas crôas pode encontrar muitas diversidades de peixes; uma piscina maravilhosa, natural; uma área de mergulho espetacular para fazer aquele mergulho com máscara; temos um balanço; uma rede; água de coco; bicicleta aquática. A gente passa pela Cabeça do Negro, o Canal da Beleza e chega aqui nas crôas”, citou Vertinho.

Águas cristalinas do mar de São Bento encantam os turistas. Foto: Sérgio Alcântara