Política

Prefeito de Maragogi é destaque de AL como tesoureiro da CNM

Sérgio Lira foi eleito na chapa liderada por Paulo Ziulkoski

Por Maurício Silva 15/03/2024 15h03
Prefeito de Maragogi é destaque de AL como tesoureiro da CNM
Prefeito de Maragogi, Sérgio Lira - Foto: Assessoria

Um dos maiores entusiastas da causa municipalista no Brasil, o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), foi eleito neste mês de março o 2º tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O gestor da cidade do Litoral Norte de Alagoas é um dos principais líderes políticos do grupo encabeçado pelo presidente reeleito Paulo Ziulkoski.

Sérgio Lira concorreu no pleito na Chapa CNM Independente e o grupo saiu vitorioso com 55,61% dos votos para o período 2024-2027. A chapa derrotada CNM com Renovação obteve 44,10% da preferência do eleitorado. 0,21% Votaram em branco e 0,08% nulo. A votação ocorreu de forma eletrônica e contou com a participação de 3.755 municípios.

O prefeito de Maragogi frisou que a vitória da chapa representa o triunfo municipalista. “Essa vitória representa a manutenção do verdadeiro e independente movimento municipalista no Brasil. Não é um movimento chapa branca, é um movimento independente, que é como deve ser feito e sob a tutela ainda do Paulo Ziulkoski”, ressaltou.

Lira comentou que a Chapa CNM Independente se mobilizou e obteve sucesso eleitoral. “A gente enfrentou o ex-presidente da Associação Mineira dos Municípios, Julvan Lacerda, e também o Hugo Wanderley (presidente da Associação dos Municípios Alagoanos) que era um dos vices dele. A gente se mobilizou e ganhamos com uma distância de 428 votos, o que representa de fato uma vitória para o movimento municipalista brasileiro”, disse. Sérgio Lira também destacou e elogiou o empenho da prefeita alagoana de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão.

Sérgio Lira governa Maragogi pela quarta vez na história (1997-2000, 2001-2004, 2017-2020 e 2021-2024). Ele também já ocupou a vice-presidência e presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O chefe do Poder Executivo da cidade do Litoral Norte de Alagoas é reconhecido nacionalmente também por ser um dos principais defensores da causa municipalista.

Conheça a chapa

A chapa CNM Independente tem como vice-presidentes Marcos Vinicius Bizarro (MG), Gisele Tonchis (SP), Ivo Rezende (MA), Rafael Machado (MT) e Joner Chagas (RR). Os 1°, 2° e 3° secretários são, respectivamente, Edimar Santos (PR), Hudson Brito (RN) e José Antônio Costa (PB). Os 1°, 2° e 3° tesoureiros são, respectivamente, Francisco Nélio Aguiar (PA), Fernando Sérgio Lira Neto (AL) e José Carlos Soares (BA). No Conselho Fiscal, os titulares são Josafá Lima (PE), Carlos Sampaio (AP) e Silvany Mamlak (SE). Os suplentes são José Ortolan (SP), Walter José Lessa (MG) e Paulo Ricardo Salermo (RS).

No Conselho de Representantes Regionais, o titular e o suplente da Região Nordeste são, respectivamente, Eduardo Tabosa (PE) e Joaquim José de Medeiros (RN); da Região Sul são Mário Afonso Woitexem (SC) e Amin José Hannouche (PR); da Região Sudeste são Jucélio Oliveira (MG) e Luciano Salgado (ES); da Região Norte são Jurandir Araújo (RO) e Jair Souto (AM); e da Região Centro-Oeste são Wilson Tavares (GO) e Neurilan Fraga (MT).