Ronaldo Oliveira
O pensamento e suas consequências
“Tenha cuidado no que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”, esta frase foi dita há 2700 anos pelo homem mais sábio que já existiu, Salomão. Hoje mais do que nunca esta máxima se torna uma necessidade permanente. As pessoas já não param para pensar e formatar novas idéias. As notícias do rádio, da TV e da Internet formam as opiniões e quase sempre de maneira distorcida. E, como vivemos num tempo em que as notícias de violência estão presentes minuto a minuto no nosso cotidiano, nosso pensamento é voltado para o medo, a raiva e a insegurança. E o que fazer?
Na minha modesta opinião, precisamos encontrar, no nosso dia a dia, momentos para simplesmente não pensar em nada e nesse nada entrar em contato com as verdadeiras forças do universo e neste espaço encontrar com a nossa divindade; afinal somos todos filhos de Deus. É justamente neste espaço em que não buscamos informações já existentes, que nascem novas idéias, idéias verdadeiramente novas. Devo admitir que no meu ofício de poeta popular já tive inúmeras respostas em momentos em que consegui me desligar totalmente deste mundo e entrar numa outra dimensão; foi num destes momentos que escrevi o poema O embrião falante, um dos melhores que já produzi; recentemente tive uma inspiração e num único momento escrevi um cordel, ainda inédito, que tem como título A chegada de Zé do Rojão no Céu.
Por outro lado necessário se faz que nos livremos dos pensamentos ruins que nos vem no dia a dia, provocados ou não pelas mídias. Precisamos ser os capitães do nosso pensamento e assim trilhar novos caminhos e conseguir importantes vitórias. Por fim encerro o texto com outra máxima de Salomão “A estrada que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro.