Roberto Ventura
Fiéis lotam ruas de União para reverenciar padroeira
Uma tradição que se repete há 179 anos levou neste domingo (2), cerca de 30 mil pessoas às ruas de União dos Palmares para acompanhar a procissão de Santa Maria Madalena padroeira da cidade, onde devotos se uniram numa demonstração de fé e esperança.
Por volta das 16h, quando em procissão, cerca de 23 santos, "que ganham vida quando são carregados por seus devotos" , sairão da matriz de Santa Maria Madalena em direção as principais ruas da cidade. Às 20h, a imagem da Santa Maria Madalena que era conduzida nos ombros de seus fiéis, retornou a sua matriz, marcando assim o encerramento da programação religiosa elaborada pela comissão do evento religioso e párocos locais.
Foram celebradas novenas às quais eram acompanhadas por milhares de pessoas vindas de várias partes do Estado, especialmente da zona da Mata Alagoana, que lotaram a igreja matriz e suas dependências.
Houve leilão de gado, na feira de animais. Nesse leilão, a presença de pecuaristas e pequenos produtores foi uma constante na aquisição de animais e aves a preços populares. Esses animais expostos a venda pela comissão de leilão da festa, são uma doação de fazendeiros da região a Santa padroeira do município.
Artistas locais e de várias partes do nordeste animaram a festa com shows realizados todas as noites na praça Basiliano Sarmento, após os ofícios religiosos.
Um parque de diversões foi instalado na avenida Monsenhor Clóvis Duarte, além disso, cerca de 30 barracas com comidas e bebidas eram comercializadas nas proximidades da praça.
Aproveitando o grande número de pessoas, políticos de várias ideologias e tendências, se fizeram presentes, e com isso não faltaram os encontros e contatos políticos em meio às festividades.
Hoje, acontece a procissão da bandeira, evento que marca o encerramento dos festejos.