Mozart Luna
Prefeito de Aracaju diz que guardas municipais tem que agir como polícia
O prefeito de Aracaju João Alves disse que as guardas municipais são fundamentais para contribuir com no combate a criminalidade, principalmente ao trafego de drogas e por isso que na capital sergipana, a instituição tem poder de policia, porta armas letais e não letais e dar voz de prisão.
Segundo ele para realizar a missão de policia, os guardas municipais tem que passar por treinamento especializado e acompanhado por Policiais Militares. Em Aracaju a guarda municipal não existe apenas para “vigiar” os prédios públicos municipais, mas para garantir também a integridade do cidadão.
João Alves disse ainda que o maior problema vivido hoje pela sociedade são as drogas e segundo ele combater os traficantes e impedir que as crianças e adolescentes sejam aliciados pelos criminosos é um deve não só da União, Estados, mas também dos Municípios e as guardas municipais tem um papel importante nesse sentido, já que esta presente nas escolas.
“O traficante age estrategicamente oferecendo ao adolescente droga de graças buscando com isso viciar o menor transformando-o em agente disseminador do uso de entorpecentes e omo mais um “soldado” do trafico”, disse ele. “ Se atacarmos o mal pela raiz, inibindo a ação do traficante estaremos erradicando esse mal”, disse ele.
O prefeito de Aracaju disse que a guarda municipal da capital sergipana esta treinada e equipada para combater a criminalidade, não só com a força, mas com ações sociais como o projeto “Anjos” que vem atuando nas escolas através de encenação de peças teatrais onde o policial é o mocinho o traficante o mal. O objetivo é conscientizar aos jovens de que o traficante é um elemento nocivo a sociedade.
João Alves disse que a guarda municipal está bem preparada para possíveis confrontos, “ se reagir o guarda municipal vai usar dos meios necessários para impedir a ação dos bandidos podendo até mesmo no combate tirar a vida do marginal que tantos prejuízos traz a sociedade. No meu governo bandido não tem vez. Minha guarda vai atuar dentro da lei para garantir a tranqüilidade da população de Aracaju”, finalizou ele .
Sobre o blog
Jornalista