Pulo da Gata

Pulo da Gata

Pulo da Gata

Nutricionista explica por que os shakes não fazem mágica

21/02/2014 18h06
Nutricionista explica por que os shakes não fazem mágica

Diante da polêmica em torno dos shakes (lembram da mulher que ficou sem o movimento das pernas por tomar shakes por um longo período?), o Pulo da Gata decidiu falar com quem entende do assunto. Pedimos à nutricionista Mirella Freire um “help” e ela nos mandou um artigo completo sobre esse tipo de produto que promete emagrecer sem esforços. De forma clara, ela explica porque os “shakes” não fazem mágica. Confiram!

SHAKES! Eles não são nenhuma novidade para quem já tentou várias fórmulas para emagrecer e, em algum momento, já o usou como a maneira mais fácil e prática de eliminar os quilinhos indesejáveis. Eles prometem substituir uma refeição reduzindo consideravelmente o número das calorias, porém com a possibilidade de não atingir adequadamente as recomendações diárias de vários nutrientes.

Como um único shake pode substituir todas os nutrientes de uma refeição completa, composta por proteína, carboidratos, verduras e legumes? Impossível.

Os riscos associados ao uso inadequado destes shakes vão da deficiência de algumas vitaminas ao aparecimento de patologias no fígado. Além de não possuir a quantidade ideal de nutrientes, a bebida apresenta desequilíbrio nas taxas de vitaminas e sais minerais que possui.

Na maioria das vezes, esses produtos apresentam quantidades excessivas de carboidratos e proteínas, e gordura a menos do que deveriam, o que pode acarretar na perda de músculos (massa magra) e água em vez de perda de gordura corporal, como prometem as embalagens e as tabelas nutricionais presentes nos rótulos.

O emagrecimento também não é real. Os números mais baixos na balança são resultado de perda de músculos e de água. E isso, a longo prazo, vai afetar na sua capacidade de movimentar-se e fazer atividades físicas. Ao perder músculos, você fica sem forças para os treinos e atividades diárias.

Se você deseja fazer uma refeição mais leve e líquida, o mais sábio é optar pelos “shakes” caseiros, com o uso de leite (proteína), fruta, e fibra (linhaça, chia, etc). Mas lembro que nem estes servem para substituir uma refeição. Para isso consulte um profissional habilitado a planejar sua Reeducação Alimentar, procure um Nutricionista.

 

Mirella Freire é nutricionista e atende na Clínica Vida Bella (3521-1565), na Avenida Ceci Cunha, em Arapiraca. 

 

Sobre o blog

O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.

Arquivos