Mozart Luna
Governo do estado vai reduzir número de carros pipas
O secretário estadual de meio ambiente e recursos hídricos, Napoleão Casado , anunciou ontem na reunião da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que haverá redução do número de carros pipas em Alagoas. Segundo ele o que haverá são “adequações” a situação já que estão previstas chuvas para segunda quinzena de abril.
O secretário disse que a princípio os contratos serão renovados, mas se observando que haverá a redução do número de carros. Napoleão disse ao ser cobrado pelo atraso dos pagamentos, a princípio jogou a culpa para os próprios pipeiros dizendo que muitos não entregaram a documentação exigida, mas prometeu verificar os casos como existente em Traipu, onde o atraso chega a cinco meses .
Segundo a prefeita de Traipu, Conceição Tavares, os pipeiros de seu município estão todos com documentação em dia e mesmo assim o pagamento está atrasado cinco meses. O prefeito de Olho D´Água do Casado, Gualberto Pereira disse também que único carro pipa de seu município que é pago pela Defesa Civil do Estado está a um mês sem receber o pagamento, o mesmo ocorrendo com Ouro Branco, onde cinco carros pipas estão parados aguardando o governo do estado.
O presidente da AMA Jorge Dantas criticou a falta de informação e comunicação por parte da Defesa Civil alagoana, que é gerida por militares, “muitas vezes isolados “ que não se comunicam com a comunidade. Dantas solicitou ao secretário Napelão Casado que busque uma forma de melhorar a comunicação na Defesa Civil, pois muitas vezes os problemas já gerados porque os integrantes da Defesa Civil não orientam os pipeiros e não informam a falta dos documentos.
Recurso em Caixa
O secretário Napoleão Casado disse ainda que o governo do estado recebeu do governo federal cerca de R$ 30 milhões e que todo esse dinheiro foi gasto em ações de assistência a população atingida pela seca.
Em contrapartida muitos prefeitos estão pagando alguns carros pipas com recursos próprios como em Arapiraca onde a prefeita Célia Rocha mantém cinco veículos abastecendo as comunidades mais carentes. Segundo ela os custos chegam mensalmente a R$ 250 mil por mês. “ Eu não poderia deixar as comunidades em dificuldades”, disse ela se referindo a paralisação dos carros pipas. “Vamos agora aguardar a renovação dos contratos “, finalizou a prefeita de Arapiraca.
Sobre o blog
Jornalista
Arquivos
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi
