Igor Ribeiro

Igor Ribeiro

Igor Ribeiro

54 anos completa Monteirópolis ou Guaribas!

15/06/2014 11h11
54 anos completa Monteirópolis ou Guaribas!

A primeira denominação que o município de Monteirópolis teve foi Guaribas, nome de um inseto muito comum na região. Segundo os mais antigos, por volta de 1870 existiam apenas casas de taipa no povoado pertencentes a José Domingos Monteiro, Antonio Prudente, Pacífico de Albuquerque, Manoel Mingote e Manoel Barbosa, considerados como os verdadeiros fundadores, por terem sido os primeiros habitantes do lugar.

Em 1923 construíram uma pequena capela, que anos depois a matriz foi construída em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade.

O desenvolvimento de Monteirópolis, nome dado a um dos fundadores, começou por volta de 1902, com a chegada de novos habitantes, o surgimento das casas, a expansão do comércio e a criação da feira. O crescimento da região foi tão significativo, que alguns moradores antigos decidiram iniciar um movimento pela emancipação política. Destacaram-se: José Cláudio Sena, Benedito Monteiro Torres, Luiz Bento de Melo, Francisco de Paulo Monteiro, José Bezerra Rosa, José Barbosa de Melo, Alberto Gomes Pita, Elpídio Emílio dos Santos, José Prudente Sobrinho e Nelson de Souza Albuquerque. Apenas em 1960, por meio da Lei 2.250, o povoado conseguiu autonomia administrativa, desmembrado de Pão de Açúcar.

Fonte: cnm.org.br

Atualidade

A cidade é administrada pelo empresário do ramo de construção civil, Elmo Antônio Medeiros (PMDB) eleito em 2012. O mesmo já havia tentado outras vezes ser o administrador da cidade porém todas elas não logrou êxito. A vitória de Elmo em 2012 se deu sobretudo pelos sentimentos de mudança e ao mesmo tempo revolta da população Monteirópolitana com a gestão do antecessor o então ex-prefeito Mailson de Mendonça que em sua gestão teve escândalos que viram a repercutir a nivel nacional que foi se tratando do Ideb do municipio.

Monteirópolis estava longe de esta livre de escândalos!

No primeiro mandato da gestão Elmo Medeiros um escândalo veio á tona, escândalo esse que também veio a repercutir a nível nacional se tratando de dinheiro encontrado no veículo do mesmo numa cidade circuvinzinha que estava em campanha eleitoral.

Bom, Monteirópolis teve o seu momento de está na mira dos Holofotes, pena que negativamente.

Aos poucos o prefeito Elmo Medeiros vem buscando contornar as problemáticas no município. Há quem diga que esperava mais da gestão de Elmo.

Porque Monteirópolis não cresce?

Uma das menores cidades do sertão Alagoano, Monteirópolis que conta com uma população aproximada de 8.000 habitantes não tem acompanhado o mesmo ritmo de desenvolvimento das suas cidades circunvizinhas.

O que se deve esse não crescimento?

A cidade '' estacionou '' grandes lotes de terras existentes no pequeno munícipio em localidades as quais perfeitamente poderiam dar lugar há conjuntos habitacionais encontram-se inútilizáveis e alguns até aparentemente abandonados. Esses lotes de terras de propriedade de ricos fazendeiros do município. Este é apenas um fator que impede o crescimento de Monteirópolis!

Viva aos 54 anos de Monteirópolis

Viva a cidade talvez mais jovem da região!

Viva aos Monteirópolitanos que fazem dessa cidade uma cidade: Bonita, acolhedora, hospitaleira. Viva a tudo de positivo que tenha contribuido para o engrandecimento desta pequena e adorável cidade.

Parabéns Monteirópolis pelos seus 54 anos de História!

Sobre o blog

Universitário de Administração de empresas pela Unopar e Letras pela Ufal, fundador do Blog de Igor. Adora lidar com as palavras e com elas opina e aborda sobre diversos assuntos em seus blog´s.

Arquivos