Fábio Lopes
Precisamos de heróis como Neymar
Bem que poderíamos comparar o futebol com a política. Até que poderemos. E comparar o jogador com o político não é tão fácil assim.
Com folga de 4 a 1, Neymar mais uma vez foi o herói da vitória do Brasil sobre os Camarões. Que assim seja nos próximos jogos. Agora nas oitavas de final.
Mas, o que tem a ver o futebol de Neymar com a política do país e de Alagoas. Muita coisa fora do comum. Evidentemente.
Neymar tem foco em campo. Joga com habilidade sem esquecer que faz parte de uma equipe. Sabe que ele não faz lance sozinho. Assim como uma andorinha só não faz verão, Neymar sabe que precisa da equipe.
E a equipe sabe que precisa de sintonia e habilidade para o resultado dar certo. E só dará certo se for assim. Caso contrário a partida morrerá em campo sem a bola conhecer a rede do gol.
E só se faz o gol com a participação de cada um. Com a participação de todos. Até da torcida.
Então, o que precisamos é de heróis na política como Neymar no futebol. Um herói que tenha foco nas políticas públicas para traçar um planejamento eficaz na saúde, educação e na segurança.
Precisamos de políticos que provoquem a população para se juntar a eles na construção de uma vida melhor. Assim como fez Neymar ao provocar a torcida para dar mais estímulo à seleção.
O resultado foi a vitória em campo. O resultado foi a vitória de um líder que sabe mover-se com a equipe. Sabe se entrosar e puxar a torcida para juntos vencerem.
Precisamos de heróis assim no nosso dia a dia e de uma população participativa que saiba exercer o seu papel de cidadão não apenas cobrando, mas contribuindo para fortalecer as políticas públicas seja lá em que setor for.
Precisamos formar equipes e torcidas não apenas nas arenas de uma Copa do Mundo. Mas, nas arenas da educação, da saúde, da segurança pública e tantas outras áreas como nos desafios do trânsito, da assistência social e do voluntariado.
Precisamos de heróis na construção de nossas vidas e saber que esses heróis existem dentro de cada um de nós.
Precisamos de heróis como Neymar.
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.