Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

A educação e os exemplos de superação

21/07/2014 09h09

Não há dúvida de que a educação é o caminho para o crescimento pessoal e profissional. É lamentável que em nosso país a educação não seja vista como prioridade.

A falta de políticas públicas na área e em outros setores causa um desastre social sem precedentes.

Se as autoridades públicas levassem a sério as políticas públicas e inserissem a população de forma responsável em programas corretos e transparentes, poderíamos viver uma realidade bem diferente da qual estamos vivendo.

Toda essa miséria social a qual assistimos e fazemos parte dela poderia ser bem diferente se as políticas públicas fossem executadas pelas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.

É balela o político que diz que não faz porque não tem dinheiro. Dinheiro é o que não falta nesse Brasil. E circula demais do federal ao municipal. Mas, a corrupção é que não permite que as políticas públicas sejam exemplos nas cidades, nos estados e na União.

Porém, em contradição a todas as políticas, exemplos de superação acontecem no país. O programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, mostrou a superação de um flanelinha que, aos 52 anos, passou no vestibular da Universidade de Brasília (UnB), uma das mais conceituadas do país, em gestão ambiental.

José Mário havia saído do Maranhão há nove anos e foi tentar a sorte em Brasília. Não conseguiu emprego e virou flanelinha nos arredores de um cursinho. Foi até o coordenador do curso pré-vestibular e implorou por uma vaga, uma bolsa de estudos para se dedicar e mudar de vida.

Houve resistência do coordenador do cursinho, mas a insistência do flanelinha o convenceu e ele lhe garantiu a bolsa de estudos. Resultado: José Mário será estudante da UnB a partir do dia 11 de agosto, quando começam as aulas do curso de gestão ambiental. Agora, ele quer conseguir um emprego melhor. “Creio eu que a vida se tornará mais maleável para mim, já que sempre foi muito difícil”, disse José Mário.

Outro exemplo de superação através da Educação aconteceu no estado do Acre, na capital Rio Branco. Um jovem estudante de 19 anos ingressou na faculdade de direito, mas a persistência pelos estudos o levou mais longe.

O aluno do ensino médio da rede pública do Acre, André Lucas Buriti de Melo, conquistou uma vaga e bolsa integral para estudar na Universidade Yale, uma das mais prestigiadas instituições dos Estados Unidos.

O jovem estudante também foi aprovado em quatro outras universidades norte-americanas: Babson, Brown, Duke e Georgetown. “Parece um sonho mesmo”, disse ele a imprensa brasileira, onde foi destaque no Portal UOL, do Grupo Folha.

Para André Melo, tudo começou ainda no ensino médio, quando ele tinha 14 anos e participava de atividades extracurriculares e aprendeu Inglês sozinho.

Assim, são exemplos de superação que só a educação poderá garantir a cada um de nós. Com persistência e determinação se consegue chegar lá.

Foi o que aconteceu com José Mário, de 52 anos, e André Melo, de 19 anos. Duas gerações com histórias de superação na vida através da educação.

Ah, se os políticos pensassem assim. Como não pensam, vamos nós abrirmos os olhos e conquistar o que pudermos por meio da educação.

A educação é o caminho para uma vida melhor.

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos