Pulo da Gata

Pulo da Gata

Pulo da Gata

Jovem alagoano confecciona bijuterias e conquista mercado feminino

21/07/2014 19h07
Jovem alagoano confecciona bijuterias e conquista mercado feminino

Diamante. A mais pura e brilhante das pedras preciosas. O significado vem do dicionário e se encaixa perfeitamente na proposta da marca de acessórios que leva o nome da pedra. Para o desenvolvedor das peças, é mais do que isso: é sofisticação. O toque de requinte vem do esmero na produção de cada peça, desenvolvida na medida do pedido do cliente.


O autor dessas produções é tranquilo. A fala é mansa e as respostas são curtas. O nome dele é Danilo Alves. O jovem de apenas 24 anos constrói a vida juntando pequenos objetos um a um: unidos, eles se agrupam em uma unidade de beleza. Por meio do encantamento que produz aos olhos das mulheres, ele paga a faculdade, o aluguel e, ainda, fomenta os sonhos. 

Nascido em Viçosa, mas criado em Chã Preta, cidades da zona da mata de Alagoas, Danilo traz a brejeirice local. Suas peças, se pudessem emitir uma opinião, jamais reclamariam de grossuras. Uma figura pacata, que se descobriu autodidata. A vida lhe conferiu uma surpresa que pode mudar os rumos de sua história.

Beneficiado pelo boca-a-boca da mulherada, Danilo inventa, reinventa e tenta agradar. Sem tempo – ele se divide entre o trabalho e a faculdade – ainda não conseguiu desenvolver uma coleção própria, mas atravessa a madrugada produzindo para dar conta dos pedidos das clientes. Como essa história começou? Com um pedido de irmã.

A irmã de Danilo queria badalar no carnaval e pediu ao irmão, que já demonstrava habilidade, para que lhe fizesse um terço (aqueles tercinhos que todo mundo usa ou já usou), para ela usar no carnaval, em 2011. Pronto. Ele comprou as peças, fez o terço e as amigas dela viram. Era o que bastava. Os pedidos começaram a aparecer.

Danilo então notou que tinha aptidão para o desenvolvimento de bijuterias. Inventou de fazer o que a maioria dos empreendedores faz: teve coragem. Começou a produzir peças diferenciadas, os pedidos começaram a aumentar e ele se lançou no concorrido mercado dos acessórios. 

Vive disso e para isso. Em uma oportunidade na conhecida design Endy Mesquista, foi atrás da oportunidade e conseguiu. Está lá há um ano e seis meses. Apesar de trabalhar no ateliê, não deixou suas marcas, a Diamantes AC e as clientes fiéis. Danilo não inventa, mas acata quase todos os pedidos. O diferencial do seu trabalho é transformar em peça – bonita – o que tem na cabeça da cliente. 

As mulheres, antenadas desde que o mundo é mundo em acessórios, qualquer colar, brinco ou pulseira que veem – em qualquer lugar, já acionam o Danilo. E ele faz. “Nunca tive um pedido que não consegui fazer”, diz com a tranquilidade de quem domina o que faz.


Brincos pulseiras e colares estão sempre entre os mais pedidos – logo em seguida vem os acessórios de cabelo. O ponto alto de suas peças é o acabamento. O ponto alto das clientes é a satisfação. E o lugar mais longe para Danilo ainda está por vir.

De acordo com Danilo, as peças são feitas por encomenda e podem ser entregues em Maceió, Arapiraca, Chã Preta e Viçosa. Para conferir mais sobre o trabalho dele, basta acessar a fanpage Diamantes AC.

Sobre o blog

O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.

Arquivos