Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

Educação: o maior desafio de Alagoas

08/09/2014 11h11

A educação ainda é o maior desafio de Alagoas. O estado apresentou pelo segundo ano consecutivo o pior desempenho do país, e pela quarta vez, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – o Ideb – no ensino médio, que piorou em 13 estados e Alagoas foi o pior deles.

Não só no ensino médio (8ª série / 9º ano), mas em todas as séries escolares. Lamentavelmente. A meta que seria de 3.3, o estado atingiu apenas 2.9, o que reflete a falta de investimentos e prioridade na Educação.

A média nacional também ficou abaixo do esperado que seria de 3.9 e o Brasil atingiu apenas 3.7. Atrás também dos países desenvolvidos que atingem acima de 6.

Em cadeia nacional, na manhã desta segunda-feira, 8, o estado teve que se apresentar, mais uma vez, como o pior na educação do país. Que vexame!

No final de semana, um dos candidatos ao governo do Estado frisou o péssimo resultado numa entrevista a uma rádio local.

O resultado só não é pior porque Arapiraca implantou a escola de tempo integral, o que contribuiu para melhorar um pouco a pontuação do Ideb. O índice da cidade ficou em 3.2, superando e muito o do  próprio estado. Senão seria desastroso como já o é.

Sobre o resultado negativo do Ideb de Alagoas, o Governo do Estado afirmou que está implantando uma matriz curricular com novas práticas pedagógicas nas escolas e que isso deverá melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nos próximos anos.

Já o Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado disse que os problemas do ensino se devem mesmo a carência de professores. É abrir concurso público e contratar mais educadores.

O estado de Goiás que saiu da 16ª posição em 2009 para o primeiro colocado em 2013 teve a nota do ideb em 3.8, o mais alto do país, inclusive acima da média nacional.

Por lá, o Governo do Estado investiu na reforma de todas as escolas do estado e padronizou a rede de ensino. E mesmo assim, o sindicato dos professores aponta falta de laboratórios e incentivos à educação.

O ideb é calculado com base nas provas dos alunos, que por aqui não anda nada bem.

Educação continua sendo o maior desafio de Alagoas.

E que desafio!!!

 


 

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos