Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

Pesquisas mostram oscilação de números antes do 2º turno

22/10/2014 11h11

As últimas pesquisas de intenções de voto para o cargo de presidente do Brasil apontam empate técnico entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

O Instituto Datafolha divulgou nesta quarta-feira (22) que em votos válidos Dilma apresenta 52% e Aécio 48%. O que significa empate técnico com uma margem de erro de dois pontos.

Há uma oscilação de números. Dilma Rousseff fica entre 46% a 47%. Aécio Neves manteve 43%.

No entanto, há os votos brancos, nulos e indecisos. Os eleitores que estão nesse patamar podem decidir em um dos dois candidatos na hora do voto, ou seja, de frente para a urna.

O resultado poderá ser inesperado por todos. Sobretudo para os institutos de pesquisa.
Nesta avaliação do Datafolha, brancos e nulos passaram de 5% para 6%, enquanto que os indecisos caíram de 6% para 4%.

Mesmo assim, o número de eleitores indecisos é considerável e grande. O instituto ouviu 4.355 eleitores. É a primeira vez que Dilma ultrapassa Aécio.

Já o Instituto Ibope havia divulgado semana passada, dia 15, resultado favorável ao tucano em relação à petista.

Aécio Neves obteve 51% das intenções de voto e Dilma Rousseff 49%. A margem de erros é de dois pontos percentuais também.

Foram ouvidos 3.010 eleitores na pesquisa do Ibope.

A realidade é que ainda teremos o último debate na TV, que será nesta sexta-feira (24), na Globo.

O que ainda poderá mudar o cenário dos números das pesquisas, dos eleitores e de quem se sairá vitorioso no domingo (26), dia decisivo do segundo turno das eleições no Brasil.

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos