Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

Transição entre governos: vice na cabeça

01/11/2014 11h11

O governador eleito de Alagoas, Renan Filho (PMDB), já deu o pontapé inicial e colocou o vice-governador eleito, Luciano Barbosa (PMDB), e ex-prefeito de Arapiraca, para comandar a equipe de transição.

Escolha apropriada para quem já conhece o estilo prático e inquietante de governar de Luciano Barbosa. Inquietante no sentido de liderar, agir, fazer.

A equipe de transição é um fator importante entre governos. O que sai para prestar contas e entregar o estado como ele está.

E o que vai entrar para saber o que, de fato, vai encontrar em suas respectivas pastas (secretarias) para fortalecer o planejamento de ações.

Os trabalhos, um verdadeiro diagnóstico político, devem começar nesta segunda-feira (3).

A escolha do vice-governador para o cargo de chefia da equipe de transição já demonstra a confiança de Renan Filho em Luciano Barbosa.

Este, por sua vez, vai mostrar sua conduta e seu senso de equilíbrio político nas conversas e negociações que irão acontecer nesse período de transição.

Todas as informações serão repassadas para o então eleito governador, que assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2015.

Dessa forma, ele se apropriará melhor para formar uma equipe condizente com cada pasta e suas competências.

O que significa dizer, e ele mesmo já disse à imprensa, que a equipe de transição será de praxe para este período, mas que alguns nomes poderão se segurar e fazer parte da equipe de governo.

Pelo menos o vice-governador eleito é o que não pode sair. E assim, já inicia seus trabalhos com a responsabilidade de obter a confiança de Renan Filho, como prometera durante a campanha.

Essa escolha tem peso para Arapiraca? Evidentemente que sim. Afinal de contas Luciano Barbosa está no novo governo representando a cidade que acabara de completar seus 90 anos de emancipação política.

Pelo menos esse presente à cidade, Renan Filho já deu.

Vamos ver, então, como se sairá o experiente político Luciano Barbosa nesse jogo de maestria política que definirá a base sólida do próximo governo de Alagoas.

Na transição entre governos, o vice-governador já está na cabeça.

 


 

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos