Pulo da Gata
Radiação do sol e de eletrônicos podem prejudicar sua pele
Diante de todos os agentes externos que atingem nossa pele, o Sol e suas radiações merecem uma atenção especial. A faixa da radiação solar que tem efeitos na pele é composta pelas radiações ultravioleta, luz visível e infravermelho.
A radiação ultravioleta é a maior causadora dos danos decorrentes do Sol. Os efeitos da radiação ultravioleta sobre a pele são: queimadura, bronzeamento, produção de vitamina D, envelhecimento precoce e câncer de pele. A luz visível e a radiação infravermelha contribuem com o aparecimento de manchas e envelhecimento precoce da pele.
Em termos de saúde, a preocupação maior da incidência da radiação solar é com o câncer da pele. Os dados epidemiológicos mostram elevada incidência do câncer de pele na população, sendo ele o mais frequente de todos os tipos de câncer do corpo humano.
Além do sol, fontes artificiais podem ser emissoras de radiações. As lâmpadas incandescentes, fluorescentes e alógenas emitem quantidade insignificante de ultravioleta, porém, são emissoras de luz visível.
Estudos recentes apontam que ficar 8 horas embaixo de luz dessas lâmpadas equivale a um minuto e meio de exposição solar sem proteção. Fornos, fogões e alguns aparelhos eletrônicos, como laptops, são emissores de infravermelho.
Os protetores solares são essenciais para combater os efeitos maléficos da radiação solar.
Atualmente existem quatro tipos deles:
>> Físicos - refletem a radiação. Protege contra a luz visível e parte da luz ultravioleta. Ex. protetores infantis, peles sensíveis, alergia a fotoprotetores químicos e pós-procedimentos dermatológicos.
>> Químicos - absorvem a radiação. Proteção ampla de ultravioleta.
>> Químicos e físicos - combinação em suas formulações de filtros físicos (que refletem a radiação) e filtros químicos (que absorvem a radiação). Bons protetores contra a radiação ultravioleta e luz visível. Estes são a maioria dos protetores à venda no mercado.
>> Filtros químicos e físicos, com antioxidantes – tem as mesmas propriedades do último, porém, acrescido de ação antioxidante (que retarda o envelhecimento da pele), bom para proteção contra a radiação UV, luz visível e infravermelho.
A proteção solar é essencial e sempre que possível ela deve ser a mais completa. O uso de protetores solares é uma das medidas mais eficazes contra o câncer da pele. Por maior que seja o fator, nenhum protetor barra 100% a radiação ultravioleta.
Mariana Pires de Sá Valeriano (CRM 5264 e RQE 3074) é dermatologista e atende em Arapiraca. Siga-a no Instagram: @maridermatoclinica
Sobre o blog
O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.
Arquivos
Últimas notícias

Treinamento com cães da PM leva à apreensão de drogas e munições em Arapiraca

Mais de cinco mil estudantes participam da primeira fase da Olimpíada Alagoana de Matemática

Secretaria do Trabalho divulga 2.517 vagas de emprego disponíveis esta semana no Sine Alagoas

Gasolina recua no início de agosto após nova proporção de etanol (E30) entrar em vigor

Fotógrafo da Globo é preso por tentativa de assassinato em frente à emissora
