Fábio Lopes
Força Nacional assume investigação inédita em Alagoas
Destaque mais uma vez no noticiário nacional, os crimes em Alagoas agora serão investigados pela Força Nacional.
Considerada, ainda, a capital mais violenta do país, Maceió vai intensificar o combate ao crime e à violência através dos policiais da Força Nacional que já ocupam o Estado desde 2012.
Por aqui, segundo reportagem do Bom Dia Brasil, da Rede Globo, divulgada na manhã desta quinta-feira (15), menos de 5% dos crimes são investigados e os criminosos são punidos.
Diante deste cenário obscuro, a Secretaria Estadual de Defesa Social pediu ajuda ao Ministério da Justiça e, a partir de agora, a Força Nacional de Segurança vai assumir as investigações de inquéritos e assassinatos registrados na capital, este ano, desde o dia 6 de janeiro.
A investigação é inédita no Brasil. É a primeira vez que a polícia judiciária vai fazer esse tipo de trabalho sozinha em um estado brasileiro.
A Polícia Civil de Alagoas permanecerá trabalhando nos procedimentos anteriores. São mais de dois mil inquéritos.
Com a ação inédita, a delegada da Força Nacional, Fabiane Bittencourt, acredita que agora haverá uma redução da violência em Alagoas. Pelo menos nos índices de homicídios.
É o que se espera com esta força-tarefa que reúne policiais, peritos, delegados e outros profissionais da Força Nacional e militares estaduais.
A violência em Alagoas não se concentra apenas na capital. Ela se espalha assustadoramente no interior do Estado.
Em Arapiraca e na região do Agreste há homicídios diariamente. Assaltos nem se fala. E começamos 2015 da mesma forma que em anos anteriores: assustados e com medo, muito medo.
A população espera que as ações efetivas não se concentrem apenas em Maceió, mas que o governador Renan Filho determine forças-tarefas também pras bandas de cá.
Enquanto isso, vamos garantindo a má fama de ser o Estado mais violento do Brasil.
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.
Arquivos
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi
