Fábio Lopes
Posse disputada: novos secretários, ares de uma gestão renovada em Arapiraca
A posse dos novos secretários da Prefeitura de Arapiraca foi disputadíssima na manhã desta segunda-feira (26), no auditório do Planetário Municipal, no Lago da Perucaba.
Além da prefeita Célia Rocha (PTB) e do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), compareceram políticos e autoridades de todos os quilates e partidos. A presença do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa (PMDB), foi comemorada com intensos aplausos e gritos de vibração.
Ele representa o estado de Alagoas e principal parceiro às ações da prefeita para alavancar o potencial de Arapiraca nesta nova fase de sua gestão. Luciano Barbosa disse: “Arapiraca é uma cidade que não tem o direito de falhar”.
“Arapiraca é importante para que o Governo do Estado dê certo”, afirmou Luciano Barbosa em seu discurso após elencar uma série de ações que o governo está estudando para investir na considerada “capital do Agreste”.
Entre as ações, cerca de 500 vagas para jovens no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), duplicação da AL-101de São Sebastião à Arapiraca; obras do Canal do Sertão até aqui, entre outras ações. Que venham todas elas e muito mais.
Célia Rocha está com um novo sorriso, mesmo não sendo tão fácil fazer mudanças de pessoas, mas como ela mesma frisa: “Precisamos cuidar das pessoas”. É bem verdade nem que para isso seja preciso, como foi feito, mudar parte do secretariado.
Em seu pronunciamento, Célia Rocha foi, também, contundente. Ela disse: “O povo não permite mais que Arapiraca dê errado”.
Ela afirmou o apoio que já tem com o Governo do Estado, dos senadores Fernando Collor (PTB) e Renan Calheiros (PMDB), do governador Renan Filho (PMDB), do deputado federal Paulo Fernando (Paulão/PT), dos deputados estaduais, Ricardo Nezinho (PMDB) e Tarcizo Freire (PSD) estavam presentes, assim como o presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereador Márcio Marques (PSC) acompanhado de outros vereadores.
Então vamos aos novos nomes de acordo com a sequência da posse de cada um:
1 – Procurador-Geral do Município: Vitor Fernandes dos Anjos Carvalho; no lugar de Marynny Alves.
2 – Controladora-Geral: Solange Maria da Silva; em substituição à Luzileide Eusébio.
3 – Secretário Municipal de Finanças: Lucas Carneiro Rocha Leão; no lugar de Edina Pereira.
4 – Secretária Municipal de Assistência Social: Anadja Gomes de Almeida; em substituição a Daniel Rocha.
5 – Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura (Viação): Valdeir de Sousa Galindo Júnior; no lugar de Moyses Montenegro.
6 – Secretária Municipal de Gestão de Pessoas, Patrimônio e Documentos: Maria Salete Amorim de Souza. Ela substitui Lúcia de Fátima Cavalcante.
7 – Secretária Municipal de Educação: Maria Gorete Correia de Queiroz Carvalho. No lugar de Ana Valéria.
Todos receberam da prefeita uma rosa branca, símbolo de paz, harmonia e união.
A secretária de Educação, Maria Gorete, discursou em nome dos novos secretários e destacou três pontos de reflexão sobre a formação do cidadão: a família, a escola e a sociedade. Ela ressaltou os desafios e a responsabilidade de cada um dos segmentos na construção da vida do cidadão.
"Estamos no processo de mudanças internas e externas que não acontece do dia para a noite, mas com muito planejamento”, frisou a secretária recém-empossada.
Por fim, a prefeita Célia Rocha agradeceu, veementemente, aos secretários que saíram e, de toda forma, contribuíram para as ações municipais, mesmo com a ausência de alguns deles à posse dos novos, como Edina Pereira, de Finanças que não compareceu ao evento.
A prefeita destacou os trabalhos do ex-secretário Daniel Rocha que formou uma equipe competente à frente da Secretaria de Assistência Social e de Ana Valéria que fez o mesmo com a Secretaria Municipal de Educação.
Célia Rocha desejou empenho e muito trabalho à nova equipe e disse que “o compromisso maior de cada servidor é trabalhar por Arapiraca para que esta cidade se desenvolva cada vez mais, modernizando a máquina administrativa e impulsionando os trabalhos na condução do destino de Arapiraca”, completou.
Antes de encerrar seu pronunciamento, a prefeita anunciou a assinatura de uma ordem de serviço sobre o esgotamento sanitário da cidade para o dia 2 de fevereiro.
“Não posso baixar a cabeça diante das dificuldades que enfrentei nos primeiros dois anos da minha gestão, vamos dar o retorno ao trabalho em nome do povo de Arapiraca. As obras não podem parar”, finalizou a prefeita Célia Rocha para dar continuidade a uma nova etapa de seu governo.
Desafios todos terão! A começar pela proposta da prefeita de querer vê-los um horário no gabinete para tratar de assuntos burocráticos e outro horário nas ruas para acompanhar os trabalhos em execução.
Vamos à luta!!!
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.