Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

A resposta positiva das manifestações no Brasil

17/03/2015 09h09

As manifestações no Brasil contra o governo Dilma, a corrupção e reforma política foram positivas.

A resposta foi imediata. E pela presidenta Dilma Rousseff (PT) que em entrevista coletiva falou em diálogo e humildade.

Foi justamente por isso que os que foram às ruas no domingo, 15 de março, lutaram para garantir a democracia brasileira. Evidentemente que tantos outros reivindicavam outras atitudes também.

Mas o importante é que a presidenta tomou como lição e deu as caras para o povo brasileiro.
Sobre a corrupção Dilma Rousseff disse que é preciso “vigilância e legislação” e que essa prática é uma senhora muito idosa nesse país e não poupa ninguém.

Ela tem razão. O dinheiro, ou melhor, muito dinheiro é a raiz do problema da corrupção tanto no legislativo quanto no executivo das esferas federal, estadual e municipal.

A presidenta agiu de imediato em resposta às manifestações ocorridas em dezenas de estados e municípios brasileiros, e até aqui em Arapiraca.

Dilma Rousseff defendeu o ajuste fiscal, a economia e prometeu entregar um “pacote anticorrupção” para ser votado no Congresso Nacional para evitar novos casos de escândalos como o da Petrobras, Mensalão e por aí vai e punir os corruptos e os corruptores. Os dois lados da moeda da corrupção.

O lado positivo dos protestos é esse aí. Fazer com que o político eleito pelo povo brasileiro se sinta na responsabilidade de governar com o apoio popular, democraticamente.

A presidenta falou em diálogo e em humildade. Dilma reconheceu que faltou humildade e disse:

- Ninguém pode negar que nós fizemos de tudo. Em qualquer atividade humana se comete erros. O que eu não posso aceitar é ser responsabilizada por algo que seria pior se nós tivéssemos deixado.

Dessa forma, vamos acompanhar como será o andamento desse pronunciamento daqui pra frente tanto no Congresso quanto no Planalto.

De toda maneira, temos a certeza de que ter ido às ruas foi um ato de coragem e de certeza de que democracia se faz assim de forma participativa.

Essa foi a resposta positiva das manifestações no Brasil.
 

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos