Pulo da Gata

Pulo da Gata

Pulo da Gata

Gabriela Garrido: a alagoana dona de sete títulos de beleza

12/04/2015 11h11
Gabriela Garrido: a alagoana dona de sete títulos de beleza

Cabelos negros longos e olhos expressivos. A alagoana Gabriela Garrido, dona de sete títulos de beleza, impressiona não apenas pelo sorriso perfeito, como também pela humildade em falar da extensa lista de conquistas que angariou dos quatorze aos dezessete anos. Apesar da quantidade de conquistas, outro feito dela também foi quebrar os padrões dos concursos nos anos em que esteve na ativa. Colocou seu nome na história das competições de beleza em Alagoas desfilando e enfrentando concorrentes com apenas 1,60m de altura.

A altura, que durante alguns concursos foi motivo de falatório entre as oponentes, não a impediu de conquistar todos os títulos, mas influenciou na sua decisão de encerrar a carreira. “Muitas pessoas durante umas competições ficavam dizendo: ‘ o que essa menina está fazendo aqui?’”, conta Gabriela. Aos 19 anos, Gabriela já está aposentada dos concursos de misses. “A altura mínima é 1,75m para disputas de concursos adultos e eu não tenho, mas mesmo assim, enquanto concorria, procurava saltos enormes, de até dezenove centímetros para ficar de igual com as outras meninas”, revela.

A menina tímida, que mal conseguia conversar com os professores em sala de aula, teve um empurrãozinho da mãe. Durante um passeio no shopping, Meive Garrido viu a oportunidade de ajudar a filha: a inscreveu em um concurso de beleza. Gabriela, vinda de uma família de modelos, conquistou o terceiro lugar. A partir daí, aos quatorze anos, a história dela mudava. A adolescente pegou o gosto pelas competições. Até que saiu dos concursos de modelo, que exigiam muito da altura, e passou para o mundo miss.

Foi mostrando conteúdo e desenvoltura que Gabriela Garrido conseguia derrubar as oponentes. Como toda boa história, cheia de momentos difíceis, a dela não foi diferente. Até conquistar seu espaço, passou por concursos de resultados duvidosos, da falta de boa vontade de organizadores. “Encontrei muita gente ruim, que eu pensava ser uma coisa e era outra. Por outro lado, passaram boas pessoas pelo caminho também”, afirma.

Carreira vitoriosa

Após dois terceiros lugares em concursos de modelo, ela foi chamada para fotografar e, em seguida, com apoio da família foi para a primeira competição de miss, o Miss Teen AL 2012, onde ficou em sexto lugar. Em seguida, foi escolhida Miss Biônica Rio Grande do Norte – o estado, que não tinha representante, a escolheu por sua beleza para ser intitulada Miss Teen RN.

Aos 16 anos, ela participou do Top Model AL, promovido pela DXS Model e angariou o segundo lugar. O detalhe interessante desta competição, que não era para misses, mas sim para modelos, é que a primeira colocada tinha 1,85m. Logo após veio seu primeiro concurso adulto, o Miss Mundo Alagoas 2012, onde representou Maragogi, e venceu como Miss Fotogenia. 

O primeiro lugar veio pelo Miss AL Global Teen 2013, realizado em Arapiraca. Já consolidada nos concursos, ela foi escolhida em Alagoas para representar o estado e ganhou o Miss AL Costa do Pacífico. Em seguida, representando o país como Miss Brasil Costa do Pacífico, foi para o Equador, onde, como a mais nova do grupo, ganhou o título internacional de Miss Simpatia – mais de oitenta mil pessoas assistiram a competição. Fluente em espanhol, lá ela fez amizades e descobriu boa interação com a câmera.

O último concurso foi aos 17 anos, o Miss Brasil Teen, realizado em São Paulo, onde mais uma vez venceu uma representante do Rio Grande do Sul.

Primeiro lugar no vestibular

Com uma carreira de sucesso e a vontade de cursar Jornalismo, Gabriela abriu mão das coroas e partiu para o mundo das letras. Com gosto pela leitura, ela foi de encontro a vontade da família, que queria que ela fizesse medicina, e passou em primeiro lugar na Universidade Tiradentes no curso de Jornalismo, em Alagoas.

Com menos de duas décadas de vida e grande experiência, a dona dos sete títulos de beleza mantém uma página no Facebook onde incentiva as meninas que querem entrar nos concursos de beleza a seguirem seus sonhos. “Não quero que as meninas passem pelo que passei. As pessoas falavam mal, mas enfrentei”, afirma, ao dizer em seguida, que apesar das boas lembranças, sabe que é um mundo cheio de futilidades.

Às meninas que desejam ingressar na carreira de miss, Gabriela Garrido, que passou pelo sonho de provar vestidos encantadores, desfilar, viajar ao exterior e conquistar seu espaço honestamente, deixa um recado: “Têm pessoas boas e ruins. Pode ser que esbarre em alguém que vá falar das características físicas, mas tem que pedir direcionamento a deus e não desistir. Isso de chama sonho”.
 

 

Fotos: Hugo Taques, Eduardo Figueiroa e Carlos Bispo

Sobre o blog

O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.

Arquivos