Fábio Lopes
Vamos à luta! Maio começou.
O mês de maio tem seus encantos. É considerado o mês da mulher, das noivas e da principal delas: as mães.
Notícias boas e ruins acontecem todos os dias. No futebol, parabéns aos times vencedores dos campeonatos estaduais. Futebol por aqui é uma alegria. Sai o estadual entra o brasileirão. A bola rola em campo o ano inteiro.
Por outro lado, as notícias ruins sempre nos rondam. Os indicadores sociais e econômicos permanecem estagnados. O Brasil parou. Os estados também não avançaram, principalmente Alagoas. Ainda somos achatados pela renda, pelo social e pelo desenvolvimento.
O poder de compra do brasileiro recuou. Estamos perdendo àquele espaçozinho que respiramos levemente com uma renda melhor. Mas, agora, entramos maio com o bolso mais achatado.
De acordo com a PPC – Paridade de Poder de Compra – que é uma medida que permite comparar de forma mais precisa o poder de compra de diferentes países, o Brasil ficou em 2014 em 118º no ranking de liberdade econômica entre 178 países.
Na posição de facilidade para fazer negócios, entre 189 países o Brasil ficou em 120º lugar. Isso de acordo com o FMI – Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial, entre outras instituições.
O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta que a população produtiva no país deverá começar a cair a partir de 2023. Isso reflete numa população mais velha e gastos com saúde e aposentadorias. Um quadro mais difícil para o Brasil.
Que projeção!
Pelo menos nos escândalos da política brasileira temos a notícia de que os condenados do mensalão já pagaram R$ 7,2 milhões em multas pelos crimes cometidos. Só o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) desembolsou R$ 2 milhões. Pelo menos isso.
A investigação da corrupção na Petrobras continua pela operação da Polícia Federal (PF), a Lava Jato. Ainda falta muito para investigar sobre os políticos citados pelo doleiro Alberto Youssef e ex-diretores da companhia.
Enquanto isso, vamos combatendo os males no nosso dia a dia e sobrevivermos da melhor forma possível.
Vamos torcer e construir dias melhores. Comecemos agora.
Vamos à luta! Maio começou.
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.