Fábio Lopes
Célia Rocha doa sala para Delegacia Regional dos jornalistas em Arapiraca
A presença concreta, real, institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) foi o que garantiu à categoria a prefeita de Arapiraca Célia Rocha (PTB) com a doação de uma sala para a Delegacia Regional que funcionará na Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima.
A solenidade de entrega da sala aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), com a presença da diretoria do Sindjornal, o presidente do sindicato, jornalista Flávio Miguel Peixoto, da vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Valdice Gomes e de outros membros do Sindjornal, além de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas de Maceió, que vieram à Arapiraca para a solenidade.
De acordo com o jornalista Davi Salsa, membro do Sindjornal, a doação da sala, que funcionará no primeiro andar da Casa da Cultura, se dará pelo prazo de dez anos com a possibilidade de renovar a doação pelo mesmo período, o que representa um avanço significativo para a categoria, principalmente para os jornalistas que trabalham em Arapiraca e região do interior de Alagoas.
A sala da Delegacia Regional do Sindjornal recebeu o nome do jornalista Freitas Neto, que trabalhou em Arapiraca na década de 1990, na sucursal da Gazeta de Alagoas e defendeu arduamente a profissão e a filiação ao sindicato da categoria.
Na abertura da solenidade, a prefeita Célia Rocha ressaltou a justa homenagem ao jornalista Freitas Neto, que faleceu com a esposa em um acidente de avião durante uma viagem à Cuba.
“Acho justíssima a homenagem ao jornalista Freitas Neto e esta sala vai representar a luta dos jornalistas alagoanos para o fortalecimento da categoria, conquistas salariais e melhores condições de trabalho tanto no serviço público quanto no serviço privado”, disse Célia Rocha.
Para o presidente do Sindjornal, Flávio Miguel, a doação da sala pela prefeita Célia Rocha é uma conquista importante para descentralizar os serviços e as atividades do sindicado da capital para o interior do estado, fortalecendo assim a categoria e atribuindo a importância de Arapiraca como a cidade que mais emprega jornalistas no interior de Alagoas.
“Hoje temos jornalistas de Maceió que trabalham aqui em Arapiraca e a cidade tem diversos meios de comunicação como sites que já se concretizam como importantes veículos de comunicação na região”, reconheceu Flávio Miguel.
O presidente do Sindjornal ressaltou ainda a luta do sindicato pelo aumento salarial da categoria, conquistando um percentual de 8,34% da inflação e que deve ser respeitado pelos veículos de comunicação e assessorias de comunicação municipais e do setor privado para, assim, valorizar e motivar os profissionais de comunicação.
O piso atual dos jornalistas no estado de Alagoas é de R$ 2.833,93 e chegará a partir de julho a R$ 3.070,29 para o biênio 2015/2016.
Flávio Miguel ainda frisou, em seu depoimento, que o sindicato da categoria almeja a possibilidade de realizar em Arapiraca o próximo Congresso Estadual dos Jornalistas de Alagoas.
Profissionais competentes na terra de Manoel André
De competência profissional, Arapiraca está em ascensão no mercado e não tem do que reclamar. Há jornalistas de peso trabalhando por aqui. Foi o que destacou, também, a coordenadora da assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca, Mônica Nunes.
"Essa atitude da prefeita fortalece o trabalho de todos os profissionais que atuam aqui em Arapiraca e todos tem um perfil profissional competente e devem ser cada vez mais motivados para trabalhar pelo desenvolvimento desta cidade e de toda a região do Agreste”, salientou Mônica Nunes.
O jornalista Davi Salsa ressaltou o crescimento da cidade e a expansão dos meios de comunicação no município como fatores relevantes para a instalação da Delegacia Regional do Sindjornal.
“É a maneira mais prática de o sindicato acompanhar os trabalhos dos profissionais de imprensa e, acima de tudo, continuar defendendo os interesses da categoria na região”, pontuou Salva.
Aos profissionais que ainda não são sindicalizados, o endereço já existe e a sindicato já está presente entre nós.
Vamos à luta, sempre!
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.