Fábio Lopes
Governo Presente: a descentralização do poder e do fazer
O ‘Governo Presente’, como foi batizado a transferência das ações do governador Renan Filho e todo o seu secretariado para Arapiraca na sexta-feira (29) e no sábado (30), terá na verdade duas importantes ações simbólicas e uma real.
Antes de destacá-las aqui, quero dar importância à descentralização do poder e do fazer das ações governamentais, centralizadas na capital Maceió, para o interior do estado.
O staff do Governo de Alagoas inicia a jornada de trabalho no interior por Arapiraca, capital do Agreste, e que se tornará a capital do estado, por pelo menos dois dias, enquanto Vossa Excelência estiver a trabalho em solo arapiraquense.
As ações sociais e de cidadania vão se juntar entre as estaduais e as municipais de Arapiraca e mais 18 cidades que compõem a Região Metropolitana do Agreste (RMA), para atender demandas e suprir pequenas necessidades dos cidadãos.
Mas, vamos falar das principais ações que irão acontecer nesses dois dias, principalmente na sexta-feira (29) com a presença marcante do governador Renan Filho (PMDB) e da prefeita Célia Rocha (PTB), que está entusiasmada com esses novos ares que ventilam e dão prosperidade à sua gestão.
Assinaturas de ordens de serviço
As assinaturas de ordens de serviço vão garantir a abertura para mais uma etapa de desenvolvimento em Arapiraca. Uma delas será para a duplicação da Rodovia AL-110, em perímetro urbano da cidade, pelo Trevo Padre Jefferson, mais conhecido por Trevo do Divan, que recebeu importante e significativa sinalização da SMTT em parceria com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas).
Na mesma ordem de serviço está prevista a melhoria da pavimentação asfáltica da AL-110 entre os municípios de Arapiraca e São Sebastião.
Muito importante execução estadual, com investimentos previstos de R$ 25 milhões, que será determinante para alavancar e fomentar o turismo na cidade histórica de Penedo e em todo o litoral sul de Alagoas.
Ordem de serviço para estudos sobre a viabilização da construção do aeroporto de Arapiraca, situação que se prevê há anos e ainda não foi resolvida. Agora poderá ser o início de mais uma etapa para garantir por aqui o tráfego aéreo.
E a terceira e real ação será a inauguração da Casa de Acolhimento com sede já garantida no bairro Alto do Cruzeiro. Uma ação importantíssima que irá ajudar no combate à violência com assistência a dependentes químicos e a menores infratores por meio da Secretaria Estadual de Prevenção Social e à Violência (Seprev).
A prefeita Célia Rocha já garantiu o apoio e a parceria das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e órgãos que trabalham a vulnerabilidade social.
O ‘Governo Presente’ é muito importante neste sentido de dar mais encorajamento aos gestores municipais à frente das ações sociais e também obras estruturantes e que Alagoas precisa tanto para se tornar um estado menos violento e mais promissor para seus cidadãos.
'Governo Presente': a descentralização do poder e do fazer.
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.
Arquivos
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi
