Fábio Lopes

Fábio Lopes

Fábio Lopes

Governo Presente: a descentralização do poder e do fazer

27/05/2015 10h10

O ‘Governo Presente’, como foi batizado a transferência das ações do governador Renan Filho e todo o seu secretariado para Arapiraca na sexta-feira (29) e no sábado (30), terá na verdade duas importantes ações simbólicas e uma real.

Antes de destacá-las aqui, quero dar importância à descentralização do poder e do fazer das ações governamentais, centralizadas na capital Maceió, para o interior do estado.

O staff do Governo de Alagoas inicia a jornada de trabalho no interior por Arapiraca, capital do Agreste, e que se tornará a capital do estado, por pelo menos dois dias, enquanto Vossa Excelência estiver a trabalho em solo arapiraquense.

As ações sociais e de cidadania vão se juntar entre as estaduais e as municipais de Arapiraca e mais 18 cidades que compõem a Região Metropolitana do Agreste (RMA), para atender demandas e suprir pequenas necessidades dos cidadãos.

Mas, vamos falar das principais ações que irão acontecer nesses dois dias, principalmente na sexta-feira (29) com a presença marcante do governador Renan Filho (PMDB) e da prefeita Célia Rocha (PTB), que está entusiasmada com esses novos ares que ventilam e dão prosperidade à sua gestão.

Assinaturas de ordens de serviço

As assinaturas de ordens de serviço vão garantir a abertura para mais uma etapa de desenvolvimento em Arapiraca. Uma delas será para a duplicação da Rodovia AL-110, em perímetro urbano da cidade, pelo Trevo Padre Jefferson, mais conhecido por Trevo do Divan, que recebeu importante e significativa sinalização da SMTT em parceria com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas).

Na mesma ordem de serviço está prevista a melhoria da pavimentação asfáltica da AL-110 entre os municípios de Arapiraca e São Sebastião.

Muito importante execução estadual, com investimentos previstos de R$ 25 milhões, que será determinante para alavancar e fomentar o turismo na cidade histórica de Penedo e em todo o litoral sul de Alagoas.

Ordem de serviço para estudos sobre a viabilização da construção do aeroporto de Arapiraca, situação que se prevê há anos e ainda não foi resolvida. Agora poderá ser o início de mais uma etapa para garantir por aqui o tráfego aéreo.

E a terceira e real ação será a inauguração da Casa de Acolhimento com sede já garantida no bairro Alto do Cruzeiro. Uma ação importantíssima que irá ajudar no combate à violência com assistência a dependentes químicos e a menores infratores por meio da Secretaria Estadual de Prevenção Social e à Violência (Seprev).

A prefeita Célia Rocha já garantiu o apoio e a parceria das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e órgãos que trabalham a vulnerabilidade social.

O ‘Governo Presente’ é muito importante neste sentido de dar mais encorajamento aos gestores municipais à frente das ações sociais e também obras estruturantes e que Alagoas precisa tanto para se tornar um estado menos violento e mais promissor para seus cidadãos.

'Governo Presente': a descentralização do poder e do fazer.

 

Sobre o blog

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.

Arquivos