Fábio Lopes
Cai a confiança do brasileiro
Sábado, 1º de agosto.
Começo o mês pensando na pesquisa que saiu na última semana de julho. Mas preferi falar sobre ela nesta manhã chuvosa.
A pesquisa é com relação à confiança do brasileiro no Judiciário, no Congresso Nacional – nos políticos, na imprensa, na Igreja Católica e nas Forças Armadas.
A Igreja Católica e Forças Armadas estão em alta com 57% e 68%, respectivamente. O Judiciário caiu de 30% para 25%.
A pesquisa foi realizada pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo.
Na imprensa escrita, a confiança do brasileiro está em 45%. Deveria ser bem mais, mas o brasileiro ainda ler pouco.
Mesmo assim, a TV que mostra com imagem e som os escândalos da corrupção brasileira está na casa dos 34% na confiança da população entrevistada.
Agora quando se pergunta na confiança no Congresso Nacional, governo federal e nos políticos os números caem como que numa ribanceira.
No governo federal a confiança do brasileiro caiu de 29%, em 2014, para 19%, agora em 2015. Evidentemente que é por causa da falta de gestão da presidenta Dilma Rousseff (PT-MG).
Já o Congresso Nacional manteve o mesmo percentual do ano passado e ficou nos 15% este ano. Mesmo com o suposto envolvimento de corrupção dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
E quando se pergunta na confiança nos políticos aí não tem jeito. O índice caiu de 7% para 5%. E a tendência é cair ainda mais.
Abaixo dos 10% praticamente não há confiança nos políticos brasileiros. Os que nos representam. Os que se envolvem em falcatruas. Os que estão atolados na corrupção: no desvio do dinheiro público, nas propinas bilionárias, nos que não fazem uma gestão adequada e por aí vai.
A lista é enorme. O povo sabe disso. O povo está ficando mais politicamente informado, o que é muito bom. Mais consciente dos seus direitos e deveres também. É dever de todos nós cobrar mais e contribuir mais para termos um Brasil melhor.
Um Estado melhor – aqui no sentido político mesmo e por isso com “E” maiúsculo. E uma cidade melhor. Um bairro melhor. Uma rua melhor.
E, dessa forma, vivermos com dignidade. Vamos fazer a nossa parte e melhorar o que tem que ser melhorado.
Confiança, temos que ter em nós!
Sobre o blog
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Assessor de comunicação da SMTT Arapiraca, professor de Comunicação e Expressão do Senac Arapiraca. Blogueiro com experiência em TV, Rádio, Impresso, Online e Assessoria de Comunicação nos Estados de AL, PE e MA.
Arquivos
Últimas notícias
Farra do INSS: presidente de ONG já foi preso por organização criminosa
Casa do Empreendedor de Arapiraca conquista Selo Ouro do Sebrae em Atendimento
Ossadas encontradas no Feitosa passam por perícia para serem identificadas, diz PC
João Caldas confirma candidatura de alagoano à Presidência em 2026
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões
