Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Vereadores articulam disputa para presidência da Câmara de Arapiraca

24/10/2016 08h08
Vereadores articulam disputa para presidência da Câmara de Arapiraca

As articulações para eleição da mesa diretoria da Câmara Municipal de Arapiraca estão ocorrendo nos bastidores e sob o pacto de silêncio total de todos os vereadores eleitos. Na disputa o nome considerado mais forte para presidência é o do vereador Fábio Rogério (PR), que tem o apoio do prefeito eleito Rogério Teófilo (PSDB) e do ministro dos transportes, Maurício Quintella (PR).

Entretanto, outros nomes também estão postos na disputa, como do vereador Moises Machado, Gilvânia Barros e Graças Lisboa, além dos novatos Melquezedec e Pablo Fênix, que estão pleiteando participação na mesa diretora da Casa Herbene Melo. Os entendimentos continuam ocorrendo de forma sigilosas e um pacto de silêncio foi realizado entre os vereadores que evitam tocar no assunto.

A presidência da Câmara de Arapiraca é estratégica para o prefeito Rogério Teófilo, já que ele precisará do apoio da maioria dos vereadores, para aprovação de projetos que deverão ser apreciados pela Casa Herbene de Melo. Alguns atos administrativos também deverão ser realizados no inicio do novo governo municipal, como por exemplo, a exoneração de milhares de contratados e comissionados, no primeiro dia de governo gerando uma grande repercussão política, já que muitos exonerados foram indicados pelos vereadores.

Antecedendo a posso o prefeito eleito deverá preparar o terreno, para assumir a prefeitura com o apoio da maioria dos vereadores e assim implantar as propostas de mudanças administrativas. Para isso terá que negociar o apoio dos vereadores eleitos principalmente com aqueles que não o apoiaram, buscando assim a estabilidade política para governar.

A formação de um bloco de oposição não é uma tradição da Câmara de Arapiraca, mas não está descaratada na próxima administração, já que a maioria dos vereadores eleitos tiveram uma participação política na campanha do candidato Ricardo Nezinho (PMDB)O tom das conversações na verdade é que dará o formato político da nova Câmara, que toma posso em janeiro de 2017.

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos