Politicando
Com 15 votos, Luiz Dantas é reeleito para a Mesa Diretora
Com 15 votos, o deputado estadual Luiz Dantas (PMDB), atual presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), foi reeleito e comandará a Casa de Tavares bastos pelos próximos dois anos. Bruno Toledo (Pros) obteve 11 votos.
“Estou muito feliz e satisfeito com a votação que obtive na tarde desta terça-feira (01). Espero desenvolver a presidência de forma limpa e transparente. Serei o presidente de todos ao 27 deputados estaduais. O poder legislativo melhorou a sua administração. Acredito que estou servindo para alguma coisa. Farei esse mandato com muito mais cuidado”, afirmou o presidente Mesa Diretora.
A votação foi retomada por volta das 16h30 desta quarta (01) com Bruno Toledo (Pros) e Luiz Dantas (PMDB). Como nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta dos votos, 14 votos, a sessão foi retomada e os parlamentares escolheram a presidência da Mesa Diretora em votação secreta.
Para os demais cargos, houve a inscrição de um chapão, composta por: Francisco Tenório (PMN), para 1º vice-presidente, Galba Novaes (PMDB), 2º vice-presidente, e Dudu Holanda (PSD), 3º vice-presidente.
Também compõem a chapa os deputados Marcelo Victor (PSD), 1º secretário, Severino Pessoa (PSC), 2º secretário, Jairzinho Lira (PMDB), 3º secretário, Davi Davino Filho (PMDB), 4º secretário, Marquinhos Madeira (PMDB), 1º suplente, e Thaíse Guedes (PMDB), 2ª suplente.
Sobre o blog
Governo ou Senado? Após deixar a Prefeitura, JHC terá dois caminhos decisivos para 2026
Com o avanço das articulações políticas para 2026, o cenário envolvendo o prefeito de Maceió, JHC, começa a ganhar contornos mais definidos — ainda que cercados de incertezas nos bastidores.
Após deixar o comando da capital alagoana, JHC terá, na prática, dois caminhos principais: disputar o Governo de Alagoas ou entrar na corrida por uma vaga no Senado Federal.
Nos bastidores, interlocutores avaliam que o prefeito vem trabalhando com ambas as possibilidades de forma estratégica. A eventual candidatura ao Governo surge como um movimento natural, considerando sua projeção política e capital eleitoral. Por outro lado, a disputa pelo Senado aparece como uma alternativa considerada mais segura e com menor desgaste político.
A leitura entre lideranças é de que a definição final dependerá diretamente do cenário político estadual, especialmente da composição de alianças e do posicionamento de grupos tradicionais.
A filiação ao PSDB, acompanhada pela primeira-dama Marina Candia e pela senadora Eudócia Caldas, reforça que o grupo já está inserido em um projeto maior, mirando protagonismo nas eleições.
Apesar disso, a ausência de uma definição clara sobre qual cargo será disputado tem alimentado dúvidas entre aliados e lideranças políticas. A avaliação é que o tempo de indefinição pode impactar diretamente na construção de confiança e na consolidação de apoios.
Nos bastidores, a percepção é objetiva: JHC joga em duas frentes, mas, ao deixar a prefeitura, precisará fazer uma escolha definitiva e essa decisão tende a redesenhar completamente o tabuleiro político de Alagoas para 2026.
Arquivos
Últimas notícias
PRF anuncia Operação Tiradentes nas rodovias federais de Alagoas
Homem é preso após perseguir e tentar agredir ex-companheira em Arapiraca
Homem é assassinado dentro de casa no município de Novo Lino
Jovem é baleado enquanto estava trabalhando no Santos Dumont, em Maceió
[Vídeo] Suspeitos de armazenar e divulgar pornografia envolvendo menores são presos em Alagoas
