Politicando
Luciano Barbosa destaca investimentos na Segurança Pública em Alagoas
Luciano Barbosa, vice-presidente e secretário de Educação, destacou os investimentos na Segurança Pública em Alagoas, pelo governo de Renan Filho (PMDB). O objetivo é um Estado mais seguro para os alagoanos. A declaração aconteceu, nesta sexta-feira (03), na solenidade em comemoração aos 185 anos da Polícia Militar de Alagoas e as outorgas de Medalhas e Promoções de Oficiais e Praças.
“Como forma de fortalecer o trabalho das forças policiais, o governador tem reafirmado o compromisso em atitudes, fazendo investimentos constantes na segurança”, afirmou.
De acordo com Barbosa, as unidades do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisps) ao redor do Estado são um exemplo desta política.
“Com os seis Cisps presentes em vários municípios alagoanos, o efetivo policial foi reforçado com novos policiais militares e civis desempenhando um trabalho integrado em prol do cidadão”, revelou.
O vice-governador apontou também para as entregas recentes de dois helicópteros e um hangar, na parte alta de Maceió, dando sequência ao serviço de fortalecimento do Grupamento Aéreo de Alagoas, além da convocação da reserva técnica dos aprovados no concurso da Polícia Militar referente ao ano de 2012, e o anúncio sobre o próximo concurso que será realizado pela Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Alagoas, sobre os quais serão ofertadas em torno de mil vagas.
“Apesar da dificuldade financeira enfrentada pelo Brasil, não paramos de investir na segurança dos alagoanos. Esta é uma preocupação constante do governador Renan Filho e os resultados já estão sendo vistos com a redução dos índices de violência”, completou o vice-governador.
Investimentos
Alagoas foi o primeiro estado do Nordeste e o 2º do país que mais investiu com Segurança Pública, perdendo apenas para o Acre, de acordo com a pesquisa divulgada hoje (3) e desenvolvida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com relação ao ano de 2014.
A violência custou US$ 75,894 bilhões ao Brasil em 2014, o equivalente a 3,14% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos pelo país) naquele ano. O gasto com a violência ficou acima da média registrada para países do Cone Sul, de 2,47% do PIB
O valor despendido no Brasil equivale a 53% do custo total da criminalidade na América Latina e no Caribe. Além disso, entre 17 países analisados na região, o custo da violência no Brasil ficou abaixo apenas de Honduras (5,84%), El Salvador (5,46%), Bahamas (4,16%) e Jamaica (3,64%). A maior parte dos valores gastos pelo Brasil vai para a segurança privada.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.