Politicando

Politicando

Politicando

Câmara Municipal de Arapiraca realiza primeira sessão em 2017

08/02/2017 10h10
Câmara Municipal de Arapiraca realiza primeira sessão em 2017

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na noite da última terça-feira (7), a sua primeira sessão ordinária de 2017, com a presença dos 17 vereadores, quando os trabalhos foram dirigidos pela Professora Graça, Moisés Machado, Melquisedec, Gilvania Barros e Fabiano Leão.

Um fato marcante que chamou a atenção dos próprios vereadores e do público que chegava para assistir a sessão foi o vereador Thiago ML, entrar na Câmara Municipal de Arapiraca, apoiado por duas muletas para a sua primeira sessão como vereador, depois de sofrer uma pequena torção em um dos tornozelos, compareceu a sessão do legislativo.

Participaram também, os vereadores Edvanio do Zé Baixinho, Rogério Nezinho, Dr. Fábio, Jário Barros, Sérgio do Sindicato, Sinielza Pessoa, Fábio Henrique, Léo Saturnino, Thiago ML, Pablo Fênix, Willomaks Saúde e Pastor Marcos Caetano.

Durante a sessão, a Casa Herbene Melo, recebeu a visita dos vereadores Paulinho Bugari, do Pilar, Del, de Marechal Deodoro, Raymi, de Anadia, Popó, Campo Alegre e Miolo, de Campo Alegre.

Após a sessão os vereadores visitantes foram recepcionados pelos demais vereadores e pela presidente da Casa, Professora Graça, na sala da presidência.

Foram aprovadas dezenas de indicações que foram discutidas e defendidas por seus autores. Entre elas, a da Professora Graça, requerendo ao prefeito Rogério Teófilo, que adicione ao artigo 196 do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais, o parágrafo 3º, com a seguinte redação:

Que decorrido o prazo de 30 dias a contar da data da protocolização do pedido de aposentadoria voluntária, sem que a administração conceda ou motivadamente negue a transferência para a inatividade, ficará o servidor automaticamente desobrigado da prestação de serviços, sem prejuízo de sua remuneração, até que publicada a decisão definitiva.

O vereador Fábio Henrique, solicitou a secretaria municipal do Desenvolvimento Urbano e Obras, construir, urbanizar com paisagismo a Avenida Antônio Feliciano, no bairro Canafístula.

Segundo o parlamentar, o trabalho se faz necessário, principalmente porque vias asfaltadas, canteiros floridos, praças e parques chamam a atenção de quem passa por esse local.

“Quando a gente faz casa popular, pensa em colocar uma cor bonita, não deixar de fazer calçada, muros, asfalto na rua, paisagismo. Se vai urbanizar uma praça, pensa nos mínimos detalhes. Quando faz a revitalização de centros comerciais é a mesma coisa”, argumenta o parlamentar em sua indicação.

Ele também solicitou à secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras, a construção de um playground para crianças com limitações físicas e sensoriais no Parque Ceci Cunha.

Para o parlamentar, as crianças que convivem com essas limitações enfrentam, em muitos casos, o isolamento do ponto de vista social. “A garantia de espaços especialmente para crianças com limitações físicas e sensoriais, nos parques e áreas de lazer pode cooperar para a reintegração das crianças que hoje passam boa parte do tempo em instituições especializadas”, defende o vereador.

A vereadora Sinielza Pessoa, solicitou à secretaria municipal de Educação e Esporte, a ampliação da Creche André Luiz, no bairro Manoel Teles.

Segundo a parlamentar, a comunidade vem lutando para que isso aconteça, há vários anos, porque o espaço é pequeno, apesar de que já existe uma área pronta para ser ampliada.

De acordo com a vereadora, o seu pedido também se baseia no fato de que o número de crianças que estão esperando por uma vaga é o triplo de crianças na creche.

O vereador Willomaks Saúde, solicitou as secretrias municipais de Saúde e Desenvolvimento Urbano e Obras, construir uma nova Unidade Básica de Saúde, no bairro Canafístula.

Segundo o parlamentar, a comunidade de Canafístula tem aproximadamente cinco mil famílias, com quase doze mil pessoas, o que necessita urgente dessa UBS.

Ele disse que aquela unidade já não tem capacidade para atender uma demanda tão grande como a da comunidade.

O vereador Melquisedec, solicitou ao prefeito Rogério Teófilo em parceria com a Casal, viabilizem meios de regularizar o fornecimento de água no Sítio Tapicurú, Zona Rural de Arapiraca.

O parlamentar disse que vem acompanhando a falta de água na comunidade há muito tempo, onde os moradores recalam da falta de atenção.

Ele disse que já existe até a rede de água que poderia ser aproveitada, gerando menos gastos para a Casal e lembrou, que durante a inauguração da rede de água, não tinha água nas torneiras, o que deixou a população bastante revoltada.

Foram aprovados Votos de Pesar, de autoria de todos os vereadores, pelo falecimento do funcionário do Pronto Trauma, Paulo Silvino dos Santos, irmão da funcionária da Câmara Municipal de Arapiraca, Vitória, que há muitos anos servia a comunidade de Arapiraca naquela unidade especializada.

E para concluir os trabalhos na noite desta terça-feira (7), também foi aprovado Voto de Pesar, de autoria de todos os vereadores, pelo falecimento do maestro Miguel de Oliveira Santos (Miguelzinho), vítima de câncer.

Falando em nome de todos os vereadores, a vereadora Gilvania Barros, ressaltou a bondade do maestro em ensinar de graça, a centenas de jovens e que hoje, graças ao seu ensinamento, estão atuando em grandes orquestras pelo Brasil.

Ela também lembrou da alegria que o maestro Miguelzinho passava, mesmo quando tocava os chorinhos, dizia: tristeza pra lá, eu quero é alegria.

Gilvania Barros finalizou afirmando que Arapiraca perdeu um dos grandes músicos e que é considerado como um patrimônio cultural de Arapiraca.

O vereador Fabiano Leão, lamentou a morte de Hidelberto de Oliveira Gonçalves, conhecido como Ceará, que morreu vítima de um infarto enquanto andava de bicicleta.

Segundo o vereador, Ceará, como era bastante conhecido em Arapiraca, deixa saudades, não apenas para os familiares, mas também para os amigos que aprenderam a adimirar o ser humano que foi Ceará.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos