Blogs
Eunício e líderes definem votar propostas sobre vaquejada e desburocratização
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, participou de uma reunião com lideranças nesta terça-feira (14) e definiu que pelo menos duas propostas de mudanças na Constituição serão votadas pelos senadores nesta semana.
Nesta terça-feira (14), estará na pauta a PEC 50/2016, que permite a realização de vaquejadas e rodeios. A discussão em primeiro turno do texto foi encerrada na semana passada e ele agora deve ir à votação.
Para quarta-feira (15), a previsão é de que os senadores analisem a PEC 57/2016, batizada de PEC da Desburocratização, que simplifica as exigências fiscais e tributárias dirigidas a microempresas e empresas de pequeno porte, especialmente em municípios menores.
— Hoje vamos terminar a PEC da Vaquejada e abrir a discussão para que amanhã a gente possa discutir e aprovar, se possível em primeiro turno, a PEC da Desburocratização. Temos pauta montada para hoje, quarta e quinta e espero que as comissões estejam prontas — afirmou.
Outra proposição que deve constar na ordem do dia do Plenário, segundo o parlamentar, é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 406/2015, que contém medidas para simplificar e racionalizar o Sistema Tributário Nacional.
Comissões
Eunício fez um apelo para os líderes para que indiquem presidentes e integrantes das comissões o quanto antes.
— Quero uma fazer uma pauta da Casa. E pedi a eles que montem as colegiados o mais rápido possível para que, uma vez instalados, tenham condições de remeter as proposições para o Plenário — explicou.
A distribuição das presidências das comissões segue o critério da proporcionalidade partidária. Assim, as maiores bancadas escolhem primeiro e têm direito a mais comissões. O PMDB já havia escolhido Edison Lobão (PMDB-MA) para o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Divergências
O líder do bloco Resistência Democrática (PT e PDT), senador Humberto Costa (PT-PE), lembrou que há muita divergência em relação à vaquejada, mas acredita na possibilidade de votação.
— Sem dúvida há uma maioria favorável de modo que ela pode ser votada hoje. Nós defendemos que, em não havendo qualquer tipo de agressão ao animal, é uma atividade que pode ser feita sem maiores problemas.
Arquivos
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
